AH QUE TEMPO

Morei em São Paulo há muitos anos, e minha infância foi no Jd Leme Zona Sul, Campo Limpo e Taboão da serra. Minha infância foi dividida nesses 3 lugares. Nessa época não tínhamos bolsa família, vale transporte ou bilhete único, como hj é chamado. Não ganhávamos uniformes e nem material escolar, Não tínhamos telefone FIXO e celular, nem sonhávamos. As pesquisas de escola eram feitas em bibliotecas públicas (existiam em qualquer bairro e eram ótimas) mas principalmente na biblioteca da escola. O trabalho era escrito a mão e na folha de almaço, com capa ilustrada à mão e margem medida e desenhada usando a régua... e o compasso, lembram? Quando o trabalho era em grupo nos reuníamos alternando as casas dos amigos.

Tinha dever de casa e a educação física, era de verdade, eu adorava. Na escola tinha o gordo, a magrela, oreia, quatro olhos, a baixinha, saracura, Olívia Palito, o Piriquito e por aí vai... todo mundo era zoado, às vezes até brigávamos, mas logo estava tudo resolvido e seguia a amizade... era brincadeira e ninguém se queixava de Bullying. Existia o valentão, mas também existia quem defendesse. Na escola tinha dia do flúor, o dia de combater os piolhos, dia da vacina, recreio...Ah o recreio!

Era tão divertido! A gente comprava doce na porta da escola. Ahhh, a "machadinha"! Época que ser gordinho(a) era sinal de saúde e se fosse magro, tínhamos que tomar o Biotônico Fontoura com ovo de pata... a obesidade tal como conhecemos hoje era rara, as crianças tinham espaço para brincar e amigos reais. A frase "peraí mãe " era para ficar mais tempo na rua e não no computador ou no celular... colecionávamos figurinhas, papel de carta, selos, pedrinhas, cadernos de enquete! As brincadeiras eram saudáveis, brincávamos de bater em figurinhas, e não nos colegas e professores. Adorava quando a professora usava mimeógrafo e aquele cheiro do álcool tomava conta da sala... na rua era brincar de carrinho de rolemã, esconde esconde, queimada, pega pega, mãe da rua, salada mista, policia e ladrão, andar de bicicleta... bailinhos, ahhh, os bailinhos...

Não importava se meu amigo era negro, branco, pardo, japonês, rico, pobre, menino, menina, todo mundo brincava junto, e estudavamos nas escolas muinicipais e estaduais juntos, e como era bom. Bom não, era maravilhoso! Assistia Pica pau, Tom e Jerry, A Corrida Maluca, Manda Chuva, Rin TimTim, Zorro, etc...

Que saudades dessa época em que a chuva tinha cheiro de terra molhada! Época em que nossa única dor era quando passava Merthiolate nos machucados 😊. Felizes em comparação com esse mundo de hoje onde tudo se torna bullying. Nossos pais eram presentes, educação era em casa, até porque, ai da gente se a mãe tivesse que ir à escola por aprontarmos.

Nada de chegar em casa com algo que não era nosso, desrespeitar alguém mais velho ou se meter em alguma conversa. Tínhamos que levantar para os mais velhos sentarem. Fico me perguntando, quando foi que tudo mudou e os valores se perderam e se inverteram dessa forma? Apertar campainha das casas e sair correndo.

Se você também é dessa época, #copie e #cole no seu mural, #mude o que for necessário

Copiei e colei. Claro que tive um sorriso no rosto enquanto lia esse texto e relembrei de vários momentos...

Quanta saudade, quantos valores, que pra esta geração Nutella, não sabem o que perdem, até porque muitas coisas eles nem tiveram a chance de conhecer e experimentar. Grato por tudo q vivi e aprendi. Quanta saudade..❤🤜🤛❤

edsonOramos
Enviado por edsonOramos em 01/12/2019
Código do texto: T6807930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.