Não acredite

Não acredite em quem tenta lhe convencer de que você é incapaz e não faz nada corretamente. Primeiro, porque não existe ninguém inútil. Se há algo que você não faz bem, há muitas outras as quais você consegue fazer com habilidade e talento. Todo mundo tem seus talentos e aptidões que o podem levar a encontrar seu lugar no mundo. Qualquer pessoa tem a capacidade de se adaptar, de aprender a descobrir através da sua inteligência e das experiências que vive o que lhe serve. Não pense apenas nos erros que quem tenta lhe diminuir aponta. Qual a pessoa que não erra ou não possui defeitos? Usar os erros e defeitos dos outros para diminuí-los é uma atitude típica de pessoas abusivas, que querem pisar nos outros, convencê-los que são fracos para se sentir superior. Por um tempo, podemos entender que realmente somos o que essas ficam a nos dizer, como se elas fossem detentoras da verdade e soubessem o que somos e até onde podemos ir. Se nós sequer conhecemos a nós mesmos, como podemos saber quem sãos as demais pessoas e suas capacidades e limitações? Ninguém está dentro do coração de ninguém. Humilhar, menosprezar e fazer com que tudo que fazemos pareça pequeno e sem valor e ainda dar a entender que somos completos incapazes não é verdade. Reflita bem e verá que isso não faz sentido. É um argumento usado por uma pessoa cruel, que tenta lhe fazer duvidar do seu próprio valor. Por que você não teria a capacidade de fazer seu caminho? Entre milhões de habitantes neste mundo, por que só você seria incapaz e desprovido da capacidade de vencer e superar desafios? Um outro fator a lembrar é que, se quem tenta lhe rebaixar estivesse mesmo tão certo de sua inferioridade e inépcia, não ficaria a procurar sempre uma oportunidade para lhe dizer isso. Ela própria não acredita nisso, apenas quer lhe convencer que você é incapaz. E tome cuidado porque as pessoas que nos diminuem são manipulativas e abusivas, capazes de distorcer a verdade para fazer parecer que são as únicas que sempre estão certas. Não caia nesta armadilha ou correrá o risco de perder sua identidade, a noção do seu valor e mesmo sua sanidade mental.