"O Caminho das Perdas..."

As crianças já nascem conhecendo o mundo com particular intimidade. Elas apenas procuram, ao tatear as coisas à sua volta, ora engantinhando, ora mal se pondo em pé. Ocorre, por uma infelicidade da natureza humana, que elas têm contato com os adultos e... sua inocência se perde. Isso remete, em parte, àquela cena da "Reencarnação" em "O Pássaro Azul". Ser criança é reinventar o mundo -- até que um mundoente, que não aceita versão 2.0, acaba por desfazer os primeiros passos. Aliás, "Os Primeiros Passos": esse é o título de uma pintura que apresenta um astronauta*. Eu a descobri num volume de "O Mundo da Criança", da Editora Delta (circa 1978). Se couber uma interpretação por analogia, ver-se-á que esse título evoca a comparação entre os primeiros passos da humanidade (figurativizados na imagem do astronauta) rumo à Lua e os primeiros passos de uma criança. Felizmente -- ou não... -- o Mundo da Lua não pertence apenas aos Lunáticos, não. Ele é recanto de poetas, crianças, pesquisadores enterrados em suas teses de doutorado em literatura científica e... diabos: onde é que fica o caminho para a Terra mesmo? O tal Pálido Ponto Azul de que nos fala Sagan?

NOTA

Autor: Mitchell Jameson (1963). Ela pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2LiCEUO