Um dia em mim

Um dia acordei e vi o sol radiante, que me mandou um convite para apreciar a manhã que acabara de começar. Era tudo tão novo, as coisas brilham e os olhos meio cerrados ainda se ajustavam com tanta luz. As pessoas a minha volta estavam felizes, sempre exibindo seus sorrisos brancos e falando de suas vidas superinteressantes. O futuro era alguma coisa tão distante, que parecia não existir. Os erros faziam parte do aprendizado, e sempre haveria uma nova oportunidade. A inocência estampada no olhar da criança que encara um mundo transparente e sem preocupações.

Um dia acordei e não importa como o sol estava, o convite se me enviou ficou na estante e não li. As coisas eram complicadas e tinham cores confusas, mas tudo era de fácil compreensão se fossem vistas do meu jeito. As pessoas estavam ali, com seus risos amarelados e vivendo suas vidas (super)entediantes. O futuro demorava tanto a chegar, mas os planos eram para o agora. Os erros eram as opiniões dos outros, eles que tratem de apresentar a verdade. A rebeldia e a indiferença na cara ingênua de quem acredita que o mundo cabe na palma da mão.

Um dia acordei e avistei o sol tímido, por detrás das nuvens, o convite dizia que talvez fosse chover forte. Tudo estava tão diferente, as coisas tinham cores intensas, eram sérias e preocupantes; havia pressão de todos os lados e me perguntava se iria dar conta. As pessoas na maior parte do tempo mostram o que não são, poucos risos verdadeiros em meio a tantos sorrisos plásticos, umas exibem suas vidas em poses muitas vezes artificiais. O futuro nunca é como esperado, de repente ele já é o presente, e às vezes se deseja voltar ao passado. Os erros são como palavras ditas, inesquecíveis e não podem ser mudados. A incerteza no semblante daquele que descobriu que o mundo vai muito além do horizonte que seus olhos podem ver.

...

Hoje despertei e vi o sol, percebi que ele sempre vai estar lá e que na verdade não existe convite algum, cada nova manhã que surge eu decido onde quero ir. As coisas ganham cores à medida que as pinto com novos significados, e embora tudo esteja em movimento, eu tenho minha própria vontade. As pessoas estão ocupadas demais com seus problemas para notarem os meus, elas sorriem o bastante para esconder suas inseguranças e angústias, muitas passam suas vidas comendo uma mesma rotina enlatada que conquistaram. O futuro é algo que aprendi a não esperar, ao invés disso,tento planejá-lo e aos poucos construí-lo. Os erros fazem parte do aprendizado, quando servem a um objetivo, pois nem sempre haverá outra chance. A plenitude crescente que sinto quando observo a loucura e a imensidão do mundo, olho dentro de mim e entendo que também sou um mundo tão “louco” quanto infinito.

Gil Raider
Enviado por Gil Raider em 05/12/2019
Reeditado em 05/12/2019
Código do texto: T6811181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.