O pior cego

Realmente, temos de concordar com o velho ditado que afirma que o pior cego é o que se recusa a ver. Frequentemente, agimos assim porque preferimos acreditar no que nos conforta e nos recusamos a encarar a realidade porque esta pode ser bastante dolorosa. Refletir e questionar nos obriga a sair da zona de conforto que criamos. Encarar a verdade pode nos quebrar por dentro, forçando-nos a admitir que as coisas e/ou pessoas não são o que pensamos (ou queremos que sejam). Quanta gente não sente que seu mundo desaba ao perceber uma verdade que até então não via(ou não queria ver)? A gente precisa admitir a verdade, por mais dolorosa que seja, pois apenas o conhecimento dela nos dará a força necessária para enfrentarmos melhor os problemas e saber como agir. Não ver a realidade nos impedirá de amadurecer. Chega um momento em que não adianta mais fazer aquele "jogo do contente" da Pollyanna, porque ficar sempre apenas vendo o "lado bom" das coisas para encontrar um motivo para ficar contente pode acabar se tornando uma atitude infantil, equivalendo a construir uma felicidade artificial, vendo o mundo com óculos de lentes cor-de-rosa para não ver o lado feio das coisas. Também não se está dizendo para ser pessimista e amargo. Apenas que temos de ver a verdade, admiti-la e enfrentá-la sem tentar negar o que há de negativo. Não podemos viver nos iludindo. Precisamos amadurecer, mesmo que seja doloroso. E todo processo de amadurecimento envolve mudanças, despir-se de velhos conceitos (e preconceitos), abrir a mente para novas ideias, entender que o mundo é muito mais do que podemos imaginar e que a realidade é composta de aspectos bonitos e feios.