Os Motes do Muta

O que não curto do tal discurso de gênero, futilidades e demais segregações sociais, triplamente curto em solidariedade e generosidade, atributos que deveriam mover a humanidade; mas não, deleitam-se com a safadeza contida na corrupção do politicamente correto.

Mote II

Só fiquei sabendo do que era capaz, quando ela traçou o meu terno de linho impecável comprado para as festas de final de ano. Falo da Dona Barata, moça que adotei de papel passado e faz parte de minha família. Também puderas, coitada, meus filhos não diferem em nada, dela; ou pensando melhor, diferem na questão de movimentarem-se por duas antenas.

Mote III

Se matam roedores assaltantes de queijos e outras iguarias na despensa, por que proíbem matar ladrões de carros, de cofres de bancos, bicicletas, etc?! Deve ser porque quem proíbe, nunca foi roubado por um deles.

Mote IV

Para quem defende a safadeza, empatia e justiça só através de leis e boca pra fora; e nada para dentro.

Mote V

Não esquecendo que safadeza domiciliar, defendida pela família, é uma maneira velada de corrupção; aliás constituída.

Pensamentos e Poesias da Zero Hora

Pai de Santo

Acredito e confio em meu telefone celular, como confio em político; e, embora eu não ponha 1 centavo de crédito, recebem normalmente.

Atuando como Pais de Santo, são tão fiéis aos meus ideais, interesses e trabalham com tanto afinco e boa vontade para mim, que chego duvidar de tamanha fidelidade.

Diz o ditado, quando a esmola é em demasia, o santo olha torto, desconfiado.

Paisagem (3 Faixas)

Acima, a crista verde da colina,

No meio, o nevoeiro em fumacê,

Abaixo, os fios de água escorrendo, lebres, bois e cavalos pastando,

Relva molhada, bosques, charretes, alamedas, estradas de terra batida,

Janelas dos casebres,

Pintura dos baixios que não se vê.

Beira de Estrada (estalagem)

Altas horas da noite,

Estando as janelas abertas,

Leve, muito leve,

O vento e um alforge roto,

Pediram para entrar.

E soprando uma canção indecifrável,

Trouxeram os amigos inseparáveis,

A Poeira, o Cachimbo, o Fumo de corda e as Botas cheias de barro,

De contrapeso.

A velha Estalagem de fachada carcomida acolheu a todos em seus leitos sombrios! Mas antes, foram para a beira do fogão à lenha, tomar um café esquenta peito. Comer alguma coisa leve que não atribulasse o estômago.

Banho àquela hora era dispensável. Ainda mais que o frio zunia, batia queixo, lá fora.

Orquestral Noturno

Lua esquiva no céu;

Vagalumes piscando;

Saparia afinada no brejo;

Horda de anjos aplaudindo.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 14/12/2019
Reeditado em 23/12/2019
Código do texto: T6818709
Classificação de conteúdo: seguro