Filhos no Tiroteio de Pais Conflituosos

Ontem eu vi uma cena que fez doer meu coração, meus olhos se encherem de lágrimas e meu espírito ficar inquieto.

Estava sentado na área externa de um shopping, próximo de um parque infantil, quando vi um casal brigando aos berros enquanto sua filha, que deve ter não mais que 5 anos, assistia toda a cena com bastante atenção. Parecia, ao meu ver, um casal separado ou divorciado. Após a discussão, a mãe então despediu-se da filha com um beijo, deixando-a aos choros com o pai.

Para muitos, essa cena não terá surpresa ou indignação alguma, afinal, muitos casais discutem. No entanto, se mudarmos o foco de nossa atenção para a criança, talvez passemos a enxergar o quão grave é para o emocional e psicológico de uma criança assistir tudo isso.

Eu gostaria de fazer um apelo de todo meu coração: JAMAIS inclua a criança em suas brigas de casal. Assistir isso é como um filme de terror. Faz crescer o medo, inseguranças, tristeza, revolta e um montão de outras coisas. Não a coloque também como o centro do conflito ou "pombo correio" de suas reclamações e frustrações. Isso dói. Isso deixa a criança confusa. Isso traumatiza e deixa marcas. Além de obrigá-la a amadurecer antes do tempo certo, retirando parte de sua infância e fazendo-a passar por coisas e tomar decisões que criança alguma precisaria lidar.

Se você entrou em um relacionamento e propõe em seu coração ter filhos, certifique-se de que você e seu cônjuge tem maturidade suficiente para tal missão, porque é uma responsabilidade tamanha que não pode ser jogada nas costas de uma criança inocente e indefesa. Tomem juntos essa decisão e reflitam bastante não só sobre o fato de ter filhos, mas também sobre o casamento, porque é difícil para uma criança crescer em um ambiente onde os pais frequentemente "lavam roupa suja" entre eles.

Entenda também: NÃO É SOBRE VOCÊ, É SOBRE A CRIANÇA QUE ESTAMOS FALANDO. É um novo ser, que nasceu para crescer em um lar saudável, ao lado de pais que conferem carinho e bons ensinamentos a criança, não só com palavras, mas também com atitudes. Se quer ter um filho, PENSA NA CRIANÇA, não somente na felicidade de tê-lo, pois para você pode ser uma alegria, mas para a criança ter dois pais irresponsáveis, um verdadeiro pesadelo.

Talvez você ache esse texto muito duro, mas não é. Duro é para uma criança passar por tudo isso.

Faço esse texto em homenagem a todas as crianças que passaram por isso ou enfretam isso no seu dia a dia. Vocês não imaginam o valor que têm! E peço aos pais que dêem mais atenção e carinho para suas crianças. Muita coisa não é culpa de vocês, mas muita coisa pode ser evitada por vocês. Lembre-se sempre que boa parte do futuro da criança está nas mãos de vocês.

Leonardo Salomon
Enviado por Leonardo Salomon em 14/12/2019
Código do texto: T6818794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.