Um rio apaixonado

Lembro de você pouco depois de eu aprender o beabá.

Esguia bela morena, faceira, tudo sabia, amiga de todos e eu lá, quieto, seguindo meu curso.

Você se enfeitava a cada dia que passava e nem percebia a minha presença, mas eu não ligava, gostava de te observar.

Hoje coloco no papel um pouco de tinta para te homenagear, doce namorada da minha vida inteira, mesmo que você não tenha percebido a minha presença, te vi desabrochar jovem imperiosa, amante das coisas boa da vida, deslumbrante e charmosa.

Nunca vou esquecer de teu olhar na tua juventude que penetrava o véu do futuro e sempre deslumbrava para ti glórias sem fim. Sim, me apaixonei naquele dia e nunca mais me esqueci do teu rosto jovial, guardei para mim esta reliquia. Um dia quando eu já estiver velho, seco e morrendo e me perguntarem se estou levando comigo algo de bom desta vida, direi que levo comigo a juventude de teu rosto num passado distante mas que para mim é como se fosse ainda hoje. A sua juventude para mim é eterna em meus pensamentos como aquela jovenzinha colegial que desperta em seu colega de classe um rubor ardente de paixão inocente de criança e que nunca será esquecida.

Minha linda e bela Campos dos Goytacazes. Te amo para sempre!

Eternamente seu,

Rio Paraíba do Sul.