Fim de Ano!

Que eu me recorde, essa época do ano sempre me deixou muito bagunçado, sentindo uma mistura de sentimentos que me deixa desconfortável, com uma sensação ruim, mas eu sempre evitei transparecer isso, até me culpando um pouco por isso que eu sentia. Até que deixei de evitar o que sentia e observei o como eu cheguei a sentir isso nessa época tão “feliz” que é o fim de ano.

Percebi que de fato a bagunça se deu por conta de vários motivos, situações e ocasiões opostas acontecendo ao mesmo tempo, me fazendo sentir essa tal bagunça que me refiro. Vejo várias festas, pessoas se reunindo em um local confraternizando, uma abundância de comida e bebidas, ao mesmo tempo que olho para o lado de fora e tem várias pessoas com fome, sentindo o cheiro da comida, com um olhar de e tristeza, curiosidade e submissão imensa, assustados em ver tanta fartura. Vejo pessoas viajando para praias, hotéis ou outros países curtindo o tão sonhado lazer e isso me traz uma sensação ótima, mas ao mesmo tempo vejo pessoas em leitos de hospitais lutando por suas vidas, outras que acabaram de se acidentar indo para tais festas, ou até mesmo pessoas sem condições financeiras mais uma vez olhando com um olhar de desejo, querer ter esse tão sonhado réveillon que aparece nas propagandas de TV.

É um momento em que não é nem uma coisa nem outra, ao mesmo tempo você pensa o que fez durante o ano e o que você planeja para o próximo, é um momento em que a ansiedade se mistura com a satisfação, quando algumas urgências surgem como desejo e cobranças e também se misturam com coisas já realizadas, quando a sensação de falta se mistura com a gratidão e tudo aquilo vai bagunçando tudo por dentro enquanto você sorrir plenamente pelo lado de fora. Podemos não dar atenção a isso, mas essa época do ano é perigosa, há uma mudança na rotina, vem à tona nossas perdas, traumas, as vezes você não se sente disposto, mas é cobrado que confraternize.

Vejo um momento de compaixão ao próximo misturado com ganância, soberba e gula, vejo um momento que se pede que se faça reflexões, mas ao som de muitos fogos e muito euforia, mas para que se tenha reflexão e autoconhecimento ou desenvolvimento pessoal, requer momentos de tranquilidade, para entrarmos em contato com nossos sentimentos e como construímos nossa realidade, é preciso uma pausa, um descanso.

Enfim se você se sente mal nessa época do ano você não está só e isso é normal, então eu em minha reflexão desejo que sejamos mais empáticos e busquemos a equidade para que todos tenham o direito de ter a sua dignidade. FELIZ 2020.

Gleydson Henrique Pontes
Enviado por Gleydson Henrique Pontes em 31/12/2019
Código do texto: T6831115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.