01 A CRIAÇÃO - 4 ETAPAS PARA CONHECER A DEUS

Os dois capítulos iniciais do livro de Gênesis se dedicam, de forma exclusiva, a demonstrar todos os passos essenciais para a criação do mundo, assim como, os planos que o Criador tinha para todos nós. Por que não ver como tudo começou? Quando pequeno, me lembro bem como era difícil para que eu pudesse entender certas coisas como "E pairava sobre as águas antes da criação do mundo", como Ele já existia se nada fora criado? Incrivelmente, a Teoria da Relatividade¹ me ajudou a compreender muito bem esse conceito. Isso volta a mostrar como Deus se relaciona muitíssimo bem com a ciência. Olhe em volta, tudo isso não poderia ser fruto do acaso.

¹Conjunto de conceitos propostos pelo físico alemão Albert Einstein. A teoria é bastante densa e renderia várias páginas. Como esse não é o meu propósito, friso um aspecto que alguns ouvem, mas não entendem: o tempo é relativo, ou seja, não estático, dependendo do referencial adotado. Além disso, o tempo é uma variável que se interliga com o espaço, criando a dimensão espaço-tempo. Conceitos como o da aceleração gravidade, proposto por Galileu Galilei são quebrados com a teoria descrita. A física moderna nunca mais foi a mesma após as ideias de Einstein. O que destaco aqui é de modo simplório e merece um embasamento e estudo mais dedicado. Recomendo o estudo da biografia de ambos os cientistas citados.

Infelizmente as escolas ainda não exercem o estudo da física moderna – ficaram estagnadas no tempo, talvez? O estudo da mecânica clássica poderia ser bem mais motivador e próximo a realidade caso fossem estudados a partir dos conceitos de Einstein. Indo além: poderíamos "entender" um pouco melhor a humanidade de Seu filho e isso poderia ser incorporado às escolas, formando cidadãos com a "máxima" capacidade de uso de seus intelectos. Não falo de religião, mas do aproveitamento pleno de nossas capacidades, analisando quem as conseguiu usar de forma implacável.

A criatividade de Deus era, de fato, inexplicável. O modo como arquitetou cada coisa, e as conexões feitas frisam o quanto amou o mundo e ainda ama. Em determinado momento chega ao maior nível de complexidade de sua criação: o homem – homens e mulheres, a fim de evitar qualquer interpretação de cunho machista ou coisa do tipo (Gênesis 1:26-31). Se tratava da cereja do bolo da criação, é gostoso se debruçar nas Escrituras e ver como,gradativamente, Deus vai aumentando o nível de complexidade de sua criação ao ponto de, finalmente, produzir seres a sua imagem e semelhança.

[Nos próximos dias estarei postando os outros pontos!]

Matheus Phelipe
Enviado por Matheus Phelipe em 13/01/2020
Código do texto: T6841201
Classificação de conteúdo: seguro