Algumas observações sobre igreja

Algumas observações sobre igreja

Nossa apercepção do que seja igreja, tal como vista hoje, envolve comportamento doutrinário. As doutrinas eclesiais constituem visões particulares do evangelho e do evangelismo. Geralmente elas se sobrepõem, em algum grau, ao próprio evangelho. Aqui entramos no terreno religioso propício à criação de amarras que cerceam, constrangem nossa liberdade e, igualmente, restringe nossa visão da graça.

Aos poucos, sem nos darmos conta, estamos mergulhados numa weltanschauung, numa multividência, numa cosmovisão excludente e exclusivista.

Em contrapartida, se observarmos como Jesus, a fonte e modelo da nossa fé, movia, podemos constatar que ele agia precisamente contra essa limitação de horizonte, indo de encontro a todo fechamento, toda pseudo segurança concedida àqueles que estavam fechados numa weltanschauung.

Suas parábolas e ações serviam a um propósito: despertar a consciência e propiciar uma reflexão acerca dos princípios que norteavam e direcionavam a fé da multidão que o seguia e, de forma secundária, dos grupos religiosos oponentes a ele, como os fariseus, os saduceus e os escribas. Não por outro motivo, o ensino e o agir de Jesus causava ou a libertação ("conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres”. João 8:32) ou o recrudescimento dos seus oponentes. A título de exemplo, analise o caso do homem da mão seca (Mc 3.1-6) ou a questão acerca da autoridade de Jesus (Mc 12.27-33).

A ênfase das igrejas em determinados princípios doutrinários conforma bons professores de doutrinas.

Nesse quadro, nutro uma suspeita do uso que as igrejas fazem da Bíblia: o quanto o influxo do cânon dentro do cânon determina meu olhar, meu foco, minha ênfase e meu agir? Aqueles que têm Paulo no centro do interesse certamente apresentarão uma visão matizada daquele para o qual os relatos dos evangelhos é o centro. Aqueles que põem muita ênfase no Antigo Testamento certamente possuem uma visão muito peculiar acerca do evangelho e, consequentemente, sobre a eclesiologia.

Nesse contexto, é prudência e sabedoria voltarmos sempre a Jesus, fonte da vida que liberta, salva e nos instrui na vontade e caminho de Deus:

"Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."

(Mateus 28.18-20)

Osvaldino Marra Rodrigues

01 de fevereiro de 2020.

Osvaldino Marra Rodrigues
Enviado por Osvaldino Marra Rodrigues em 01/02/2020
Reeditado em 01/02/2020
Código do texto: T6855883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.