Por que abandonar ou desistir?

Quem erra sabendo que ia errar? Quem investe em algo mesmo sabedor de que terá prejuízos?

Penso que nossas escolhas, no geral, visam algo bom. Penso que o fato de termos só uma vida nos impele para arriscar. Imagine se tivéssemos a certeza de poder viver mais de uma vida? E que inclusive esta outra vida seria vivida sempre na mesma época, no mesmo contexto? Pense! Poder fazer diferente aquilo que deu errado numa primeira vida. Aliás errar teria até um peso menor, uma vez que se tivesse ciência de que depois haveria oportunidade de alterar a rota das decisões numa outra vida. A vida, num primeiro momento, então, seria como atuar em um estágio ou num projeto piloto, onde várias possibilidades seriam testadas. Noutro momento, seria apenas a reaplicação do que deu certo no estágio.

Mas talvez não teria graça, não teria sabor. Por isso, considerando a boa coisas de termos uma vida só, por que eu indicaria a alguém abandonar ou desistir de algo que tenha boa perspectiva? Isso, claro, se a perspectiva assim for, boa. Mas há quem ache que não, que o melhor é aderir à cautela. Só nunca saberá se aquele risco não seria a melhor coisa que poderia acontecer na vida.

...

Obs.: sei de teorias espirituais que falam na possibilidade de reencarnação ou outras experiências de vidas vividas mais de uma vez. Mas, escrevo este me baseando apenas nas evidências que tive contato.