SAUDADE DE DEUS

A pergunta é simples: Você sente?

No baile de carnaval ou na felicidade da próxima esquina?

No feriado prolongado ou na correria do metrô?

Em quais horas do dia ou da frequência das horas você lembra de Deus?

Sinceramente: Você sente saudades de Deus?

Pergunta interessante, brega e arcaica, né? Pois é; contudo "me pego" certas vezes refletindo sobre essa temática: o que é, ou quem é Deus pra mim? Eu sinto falta ou tanto faz? Eu O administro como remédio ou O bebo igual água?

Eu sinto saudades de Deus e eu sinto a dor por quem não sente saudades de Deus.

Eu estava numa festa onde todo mundo comia, bebia, dançava, sorria e se divertia como se nada mais houvesse além do hoje, da razão, "do terreno" e do palpável; aí perguntei: Cadê Deus? Será que foi ali, tomar um açaí e volta já? Não sei onde Ele estava, contudo senti a tristeza que Deus, talvez, acusou em não sentirem saudade Dele...

Constatei que, miseravelmente, nós não queremos Deus nas nossas felicidades, queremos o próprio ventre cheio, e só... Somos egoísta, ingratos e, na melhor das hipóteses, seguimos fórmulas de igrejas, métodos da religião, conveniências politicamente corretas e padrões socialmente louváveis, e só...

Explico com Paulo (ou me justifico lançando mão da fraqueza humana): O que eu quero fazer eu não faço; o que eu faço é exatamente o que eu não quero fazer! Todavia nem com isso eu me engano, pois não é essa a questão.

O que penso do que se trata? No fundo, nós achamos Deus chato e o melhor ato de bondade que praticamos não visamos o próximo e sim nosso próprio prazer, é o pagamento do nosso lote no céu; e como um bom negócio, se pagamos é justo, merecemos porque isso nos torna bons.

Engano!

Eu queria que todo mundo sentisse tanta saudade de Deus até o ponto de tê-lo tão perto (não só "no coração das palavras") que não sentisse mais saudades Dele! Complicado, né? Eu sei, mas se pensar mais um minuto nessa afirmação verá que isso é o "eureka" do sentido das coisas e do cristianismo puro!

Sentir tanta saudade de Deus ao ponto de não sentir saudades de Deus é tê-lo perto sempre, em tudo, a todo instante, e só...

Sem rédeas e sem amarras, ausente de preconceitos e alienações.

Seja livre pra encontrar Deus: acorde pensando Nele, decida TUDO lembrando Dele, vá ao trabalho conversando com Ele e durma com Ele.

Que possamos querer mais Cristo do que as coisas que Ele tem pra nós. Que vivamos mais a dar a Deus do que a pedirmos pois já temos mais do que merecemos (nada merecemos), é tudo de graça (e pela Graça), afinal Ele já nos deu o tudo Dele, o seu melhor, seu filho Jesus Cristo!

Comece hoje mesmo a ter saudade de Deus e isso já é um bom começo.

Gleidson Melo

Cabo de Santo Agostinho, madrugada de 15 de Fevereiro de 2020.