você está apaixonado(a)?

Muitas pessoas já sabem ou ouviu falar em algum canto as ideias de Bauman, onde ele fala sobre as relações liquidas, em que nada mais se sustenta por muito tempo e que rapidamente se desfaz, assim também são as relações. Li também uma vez um artigo em que nele falava sobre drogas e paixão, afirmando que uma pessoa apaixonada pode ser comparada com uma pessoa dependente em alguma droga, apontando assim as similaridades dos comportamentos, efeitos cerebrais e corporais, atitudes comportamentais, tipos de pensamentos e tudo mais, comparando até mesmo a demência como um sintoma forte, onde as pessoas chegam a perder a noção da realidade e vivem em um mundo de fantasia e acredita nele piamente.

E é bem real essas duas coisas, basta nós observamos as pessoas ao nosso redor ou então nós mesmos, podemos ver a todo tempo como as pessoas relacionam hoje em dia, as relações pai e filho, entre amigos, de trabalho, amorosas, religiosas, enfim, todas elas são muito voláteis, fluidas, se desfazem rapidamente. Mas também não podemos negar que a paixão está solta, podemos ver pessoas realmente drogadas por aí, cegas, quem já se apaixonou, quem está apaixonado ou quem conheceu alguém sabe o quão intenso é, aquilo é real, é intenso, duradouro, aquilo não se desfaz como Bauman fala, além de ser intenso é permanente, a pessoa que está apaixonada vive aquilo do acordar ao conseguir dormir, todas as suas ações durante o dia são voltadas para uma coisa só, se não em ação é em atitude de pensamento.

Parando para observar um pouco, tanto as pessoas como eu mesmo, pude ver o quanto Bauman foi cego ou errou em ser tão generalista, pois vejo muitas pessoas apaixonadas, independentemente da idade, poder aquisitivo, região, estado de saúde, nível intelectual, etc. Mas cá entre nós é muito bom viver essa ilusão da paixão, essa sensação nos dá a chance de nos sentirmos vivos, nos da uma energia que nem sabemos de onde tiramos, mesmo ela sugando todas as nossas energias, porém como não ser apaixonado.

Logo pela manha você é acordado com todo carinho, com o som que você tanto gosta e prefere, se tiver com muito sono, ainda deixa você descansar mais um pouco e lhe acorda depois, você se sentindo segura com a presença ali do lado, logo após numa conversa boa, o que será feito durante o seu dia foi ali combinado para ser feito, você interage com algumas pessoas, faz seu trabalho, e aquela presença sempre está ali com você, e se ela não estiver fisicamente perto, ela esta em na sua mente, você fica fazendo várias coisas no automático movido pela paixão, pensando em estar perto daquele presença o mais rápido possível, os segundos quase não passam quando estão longe. Muitas vezes você esta rodeados de pessoas legais, em um ambiente legal, mas nenhuma lhe chama atenção, parece que a pessoa apaixonada entra em coma e nada lhe afeta, a não ser a presença daquela paixão, e sua atenção e desejos é voltado sempre para um canto só. Muitas vezes quando a pessoa apaixonada está longe do objeto que ela tanto gosta, isso gera raiva, ciúmes, medo, muito medo também, quando ver uma outra pessoa chegar e pegar, tocar tirar de perto, isso deixa o apaixonado perdido, sem chão, ele se transforma em outra pessoa, começa a se comportar de o jeito que nem os familiares ou amigos mais íntimos acreditaria do que a pessoa é capaz, mas quando ela se aproxima e que esta ali, na zona de conforto, tudo volta a normalidade e o paraíso da paixão se torna o lugar mais gostoso de se está.

Estudar, trabalhar, até mesmo se alimentar se tornam importâncias secundárias, a prioridade é sempre viver a paixão. Vida social acaba sendo chato, pois ali é um lugar de competição, de risco, o melhor que o apaixonado acha é estar só eles dois, um pertinho do outro, o máximo de tempo possível, pois ali esta tudo o que ele precisa, ali ele encontra conforto, alegria, diversão, tesão, tudo, simplesmente tudo está ali em um lugar só, tudo é muito mais lindo, muito mais engraçado, mais interessante, melhor, nada mais além daquilo importa, e nisso a paixão só aumenta.

Ao dormir não tem presença melhor, o mundo pode cair, mas o apaixonado quer aquele momento a sós, não precisa de muito basta estar ali, sentindo a presença do lado, encostado na pele, pois ali terá tudo o que ele precisa, como realmente se fosse uma droga, a pessoa não escuta conselhos de ninguém, fica com raiva em quem se mete nessa relação, se isola para não ter a chance de ser atrapalhada, muda seu comportamento caso fique longe e tudo mais, então o mundo e a vida vira em torno daquela paixão.

Não sei o que sentiu ao ler isso, caso você esteja apaixonado pode se identificar, pode sentir um pouco do pouco que me expressei, achar isso tudo muito lindo e interessante, pode lembrar uma época em que esteve apaixonado, pode muito menos não sentir nada por achar que nunca se apaixonou, pode lembrar de uma pessoa que se apaixonou por outra, e que sorte tem essa pessoa que se apaixonou por outra, pois a paixão que observei e que descrevi não é uma pessoa para com outra, e sim de uma pessoa para um SMARTHPHONE.

Me vejo e vejo pessoas apaixonadas por isso, o celular com internet é muito apaixonante realmente, mas ele se tornou uma droga, ele nos cativa, se atualiza constantemente ficando sempre mais atraente, “nos ajuda” seja no trabalho, no lazer ou até mesmo para pedir comida, ninguém mais lembra de nada, está tudo registrado nele, ele sabe tudo, ele que dita o jogo, nos deixa mais bonitos pois é nele onde editamos tudo, onde nos deixamos como queremos, ele nos oferece tudo o que precisamos, mais seguros, pois ele jamais nos abandona, esteja na festa, ou em casa ele “nunca lhe deixa só”, mesmo que você esteja no meio de várias pessoas, só ele lhe chama e tem a sua atenção, se alguém tirar ele de você isso lhe gera sentimentos ruins, no trabalho ele está sempre ali de prontidão, no acordar tem o alarme, diz o que vc tem que vestir, o que você tem que comer, lhe lembra até de beber agua, dá até pra fazer sexo via ele, comida é só pedir, filmes também.

Nada além dele é mais interessante, lembre-se de alguém viciado em uma droga pesada, imagine você sendo essa pessoa e troque só a droga pelo celular, você consegue perceber coisas em comum ou não, você se acha totalmente diferente dela ou não, repare bem e veja como são parecidos e com esse comportamento no automático quando menos vemos, se foram os verdadeiros amigos, os empregos, os (as) namorados (as), a família, e quando você para e pensa um pouco você ver o quanto está ai “apaixonado/viciado” sozinho, com o celular na mão, lendo esse texto sem nenhuma presença humana do lado, trocando o calor humano pelo calor da bateria.

Você está apaixonado?

Gleydson Henrique Pontes
Enviado por Gleydson Henrique Pontes em 28/02/2020
Código do texto: T6875975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.