A vida é uma piada dadaísta.

É, eu sei que o título não é nada atraente e talvez você não tenha a mínima ideia do que é que ele quer dizer, porém é exatamente isso o que quero falar e expressar. Talvez esse texto se torne atraente para você se nesse momento que está lendo essas palavras você esteja ai se sentindo desmotivado, durante o seu dia você não sinta tesão em mais nada, as coisas parecem que estão todas cinza, mornas, o que antes era prazeroso, agora não passa de um tanto faz, pensar no passado é um lugar de medo e angústia, pensar no futuro é entrar numa ansiedade sem fim, sentir tudo isso no presente é exaustivo, e parece que quanto mais você se esforça, mais atolado você fica, porém parar, desistir não é uma opção que está em nossas cartas, assim ficamos o tempo todo em busca de algo que nos satisfaça naquele curto momento porem que não faz sentido nenhum para uma vida toda, então se você está assim e se está disposto a ler um texto que não está intencionado em falar sobre o passo a passo da felicidade, então seja bem-vindo à essa piada sem graça em forma de texto.

Achar que a vida é uma piada já é meio estranho, achar que a vida é uma piada e ainda dadaísta, aí complicou mais ainda, mas foi pensando e observando a vida que vi o quanto ela é uma piada. As piadas já foram alvo de estudos acadêmicos sérios um bom exemplo é "O chiste e sua relação com o inconsciente", estudo produzido por Sigmund Freud que dividiu as piadas em duas categorias básicas a primeira delas são as Ingênuas: que utilizam jogos de palavras onde o humor não estaria no conteúdo mas na surpresa do trocadilho, as outras são os “Chistes”: que possuem um lado erótico e (ou) preconceituoso onde riso seria provocado pela "aversão às diferenças ou pela zombaria de estereótipos". Outro cientista, Marvin Minsky em sua opinião diz que as piadas são mecanismos para entender o NONSENSE, que significa entender as coisas sem sentido, o absurdo, aceitar manifestações contra a lógica, seria essa a razão, para que as piadas normalmente não sejam tão engraçadas quando contadas repetidas vezes, afinal na segunda fez ela já terá um sentido e automaticamente já perdeu a graça.

Já o DADAÍSMO, podendo ser chamado simplesmente de “DADÁ”, foi um movimento artístico europeu, que protestava a própria arte, que defende o caráter ilógico, com ações surrealistas, se expressa através da ironia, tendo como características principais a Espontaneidade, Improvisação, a busca do caos e desordem de teor ilógico e irracional, onde o bizarro encontra espaço de ser aceito, é o movimento que é simplesmente um movimento sem ter a necessidade de se ter um significado ou sentido, é apenas algo.

Escrevi todos esses conceitos chatos para “dar sentido” a minha afirmação de que a vida é uma piada dadísta, pois assim como uma piada Chiste, ela muitas vezes zomba das pessoas, quem nunca seguiu tudo o que foi dito para fazer, planejou como era para ter planejado, evitou o que era pra ser evitado e nada deu certo, lhe deixando sem esperança e sem entender nada, assim como outras vezes você não fez simplesmente nada, não esperou nada e simplesmente algo lhe aconteceu de forma inesperada e prazerosa, igual como somos surpreendidos sorrindo enquanto ouvimos uma piada. Quantas vezes as pessoas buscam um sentido para a vida e se sentem perdidos, angustiados, tentando comprar a todo custo soluções prontas, um passo a passo, e quanto mais procuram mais sofrem, pois assim como diz Marvin a essência da piada é não ter sentido, e a vida muitas vezes é isso, muitas coisas que acontecem ou vão acontecer, vão apenas acontecer sem necessidade de um sentido moral, lógico, religioso ou seja qual for.

E em meio a essa piada sem sentido, foi quando eu percebi o quanto a falta de sentido aplicada pelo dadaísmo, fez total sentido para mim. Me fez entender que de fato o futuro não depende só de mim, não é tudo que está em minhas mãos ou nas mãos de alguém, nem sempre as coisas fazem ou tem sentido e buscar um sentido para tais coisas é só uma forma de sofrimento mais sem noção possível. Me dar conta disso me fez me sentir confuso, angustiado e aliviado ao mesmo tempo, e no meu vício em busca de sentido sei que a minha falta de controle me angustia, assim como a minha liberdade de não ser culpado pela piada sem graça que a vida é me alivia.

Assim como o sentido das aguas dos rios correm para o mar, o sentido da vida corre para morte, essa é minha única certeza, talvez por isso muitas pessoas acabem com suas vidas antes de morrer naturalmente, pois já estão cansadas de ouvir a mesma piada sem graça e sem sentido por tanto tempo, pois como Marvin disse, as piadas perdem a graça quando contadas mais de uma vez.

Após ler meu texto eu não sei como você está se sentindo agora, muito menos sei como você irá significa-lo, e na verdade isso nem me interessa, se nem a vida tem sentido, não será meu texto que terá, ele será apenas mais uma piada dadaísta em vida que você irá experimentar ( :I

Gleydson Henrique Pontes
Enviado por Gleydson Henrique Pontes em 06/03/2020
Código do texto: T6881941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.