Que Deus é esse?

“Só quanto temos coragem de encarar as coisas exatamente como são, podemos vislumbrar o caminho.”

Richard Wilhelm

Que Deus é esse, que dizem ser bondade e amor infinito e para quem você tem de se ajoelhar, suplicar que lhe faça justiça e chorar e que só lhe ajudará se for da vontade Dele , após concluir que você já sofreu o suficiente? Você acreditaria num ser humano que agisse assim, que só lhe ajudasse quando achasse que você não aguenta mais sofrer? E para quem você tivesse de se ajoelhar e se humilhar para que lhe fosse feita justiça?

Que Deus é esse, sobre o qual alguns dizem :”Orei e Deus me deu um emprego”; “Deus me curou de uma doença grave.”? Quantas outras pessoas Ele supostamente não deixa de ajudar enquanto ajuda uma a passar numa entrevista de emprego ou passar numa prova difícil? Quem é Ele, então? Um mafioso ou político, que só ajuda àqueles que se ligaram a Ele e deixa outros de lado? Enquanto você se gaba que Deus lhe deu um emprego, outros milhões estão batalhando por um emprego de um salário mínimo, com medo do dia de amanhã, orando e se humilhando, sem saber quando Deus, supostamente, irá atendê-las. Parece justo que Ele atenda tão rapidamente a uns e deixe outros sofrerem por tanto tempo?

Que Deus é esse, que salva uma pessoa e deixa outras morrerem num incêndio? Isso é por propósito divino, plano de Deus? Ele, sendo onipotente, poderia salvar todas as pessoas num incêndio com um mero estalar de dedos. Porém, se questionarmos, falarão que são os mistérios de Deus que ninguém entende. Entretanto, observando bombeiros e policiais que arriscam suas vidas para salvar a vida dos outros, eles poderiam ser considerados melhores que Deus. Num incêndio ou desastre natural, um bombeiro não pode escolher a quem salvar. Deve salvar tantos quantos puder. E muitos morrem salvando pessoas que nem conheciam. Alguns falam que, se Deus não atendeu às orações, é porque talvez a pessoa que pediu não merecesse. No entanto, um bombeiro ou policial não vai ajudar apenas quem merece. E, se uma causa for justa, o juiz não poderá deixar de dar ganho de causa a quem está legalmente certo só por esse não ser boa pessoa.

Que Deus é esse, que supostamente tem planos para nossa vida? Se Ele realmente tem planos para sua vida, onde estão sua liberdade e sua responsabilidade pelas decisões que você tomar? Aliás, se tudo é parte do plano de Deus e ocorre conforme Sua vontade, então, não se pode dizer que suas decisões foram realmente suas. Tudo já estaria prescrito, não é? Assim, se seus atos resultaram em desastre, isso não poderia ser sua culpa, por ter agido sem pensar, movido pela inexperiência ou falta de conhecimento ou culpa de outras pessoas. Seria culpa de Deus, que planejou tudo de antemão. E falar em plano de Deus soa injusto. Parece correto que Deus planeje para você coisas que lhe tornarão infeliz? E você tem de aceitar porque foi a vontade Dele?

Que Deus é esse, que dizem que nos testa? Para que Ele testa nossa fé? Ele não é onisciente? Estranho é que muitos, após muitos “testes” se tornam ateus ou então, não aguentando mais o sofrimento, cometem suicídio. Falam que o suicídio é um pecado gravíssimo, porque só Deus pode tirar nossa vida. Todavia, pensemos bem. Se uma pessoa se matou porque não aguentou as provações que Deus mandou para testá-la, ou Deus não é onisciente e não soube calcular quanto a pessoa aguentava ou então, simplesmente, Ele não se importou. Por que Ele faria isso? Para que essa pessoa fosse ao inferno? Ele, por algum motivo, não gosta daquela pessoa e resolve enchê-la de sofrimento para que não suporte e se mate? Que Deus é esse? Aliás, um dos maiores absurdos que os religiosos são incapazes de perceber é o fato de para eles ser perfeitamente admissível que um monstro assassino, se se arrepender antes de morrer, seja perdoado e vá ao céu e que uma pessoa seja eternamente condenada por ter feito algo contra si mesma quando estava com a razão abalada pelo sofrimento. Qual a justificativa? Que a pessoa morreu em pecado, sem ter se arrependido e se confessado? E que Deus é esse que não dá nem mesmo uma chance a alguém em sofrimento? No caso de quem se torna ateu, se Deus é onisciente, saberia que a pessoa perderia a fé. Ele fez isso para que a pessoa um dia seja condenada por não reconhece-lo? Não parece um jogo cruel? Ele não ajuda nem quem se arrepende após a morte?

Que Deus é esse, que só nos ajuda no tempo Dele? Por que Ele é tão rápido para ajudar a uns e demora às vezes uma vida inteira para ajudar a outros que têm os mesmos direitos de justiça? Por que Ele deixa inocentes pagarem por crimes que não cometeram ou ser executados? Ele protegeu Daniel na cova dos leões, ajudou Davi a vencer Golias mas não ajudou uma inocente como Lena Baker* a escapar da cadeira elétrica nem impede pessoas de passarem trinta anos na cadeia por crimes dos quais eram inocentes. Ele faz acepção de pessoas? Parece justo um Deus que deixa alguém perder assim sua vida? Podem falar em propósito divino, que Deus irá nos recompensar, mas só vemos as pessoas serem recompensadas na Bíblia, não na vida real. Na Bíblia, Deus restituiu os bens e filhos de Jó e fez de José ministro do faraó. Na vida real, muitas injustiças causam danos irreversíveis e com frequência não somos recompensados. A única coisa que consola a muitos é a ideia de que, após a morte, seremos recompensados com a Vida Eterna, que parece mais um argumento batido para nos tornar conformados.

Que Deus é esse, em quem dizem que devo acreditar? Não devo acreditar em nada sem provas ou evidências. Não vou mais acreditar que Ele fará maravilhas na minha vida quando não o vejo fazer maravilhas na vida de ninguém, só na vida de quem vai dar testemunho em igrejas ou programas televisivos evangélicos. Cansei de ouvir que Ele me daria isso ou aquilo. Se Ele realmente desse, ninguém teria de se esforçar ou lutar por nada. Tenho de acreditar nEle por causa da Bíblia? Entretanto, fora da Bíblia, um livro repleto de contradições, não há registros de fatos fantásticos como uma jumenta falante ou alguém andando sobre as águas nem de que ocorreram episódios como o massacre dos inocentes ou a crucificação de Cristo. Deus parece ter cansado de ser tão operante. E, sendo onipotente, poderia fazer agora mesmo um cavalo falar, mas não faz. As únicas coisas que vi foram as pessoas possuídas por demônios que as faziam pular como macacos e se sacudir como epilépticos ou então falando naquela língua enrolada nos cultos evangélicos. Porque até os padres têm de estudar latim para falar em latim nas suas missas e a própria Igreja Católica vê com reservas a possessão demoníaca. Poucos são os casos registrados de exorcismo pela Igreja Católica, que só recorre a ele quando supostamente se provou que não se trata de histeria ou loucura. Até hoje, rio da história da senhora católica que me falou que Deus a protegeu de uns cachorros que ela viu no meio da rua e penso no menino que pulou o muro de um terreno abandonado e foi morto por seis cachorros. Onde foi que Deus o protegeu? Que dirão? Que não se deve tentar o senhor seu Deus? Mas o menino não sabia dos cachorros no terreno. Então, foi um plano de Deus? Havia um propósito divino para uma criança de dez anos morrer de forma tão brutal?

Que Deus é esse? Alguém mais quer questionar?

*Lena Baker foi a primeira e única mulher a ser executada na cadeira elétrica no Estado da Georgia, nos anos 60. Ela era negra, trabalhava como empregada doméstica e matou seu patrão, que a assediava e ameaçava, em legítima defesa. O júri, composto de homens brancos, a considerou culpada e ela foi executada. Anos depois, a Justiça reconheceu o erro e concedeu a Lena o perdão judicial, o que sua família nunca considerou justo.