Os gigantes: Davi e Dali

Por séculos o lugar à sombra, " o sucesso" que os reinados e as oligarquias concederam, e, ainda, concedem, foi, e, ainda, é, a verdadeira e real ameaça a livre expressão de pensamento; e, assim, à sombra do guarda sol, os interessados na manutenção de seus benefícios desprezavam a lógica e atentam contra o estabelecimento de padrões mais justos para todos na conquista por um lugar ao sol; o que afrontra a moral e a ordem social. Mas, esses, apaniguados, não negociam e não negociarão. Essa é a "regra", o de resto é balela.

Dessa forma, o lugar ao sol ou à sombra, tanto, faz, será, sempre, fruto desse jogo sujo, de faz de conta, com imposições, acertos e conchavos, um erro sistêmico, improdutivo, como se faz constatar.

Essa alternância esconde a realidade que muito nos envergonha, pois, é prova de que não fomos, e, ainda, não somos capazes de servir, ao contrário, passamos a nos servir desse sistema, medíocre, que nos empobrece em todos os sentidos da palavra. Não há e nunca houve rodízio de poder, existe, e, existiu, sim, o rodízio de poderosos no poder, e, não, há como, não ser considerado absurda, e, até causar estranheza nos mal-acostumados a idéia de mudanças; parecerá surreal, mas, não é impossível.

DEUS, abençoe a quem se propuser a essa tarefa hercúlea.

Salvador Dali, o mestre do surrealismo, talvez tenha sido a expressão da coerência, à época, em que viveu. Diante de movimentos e revoluções, sistemas políticos covardes, duas guerras mundiais, bombas atômicas, certa vez, declarou que não queria ter filhos, pois segundo ele : “todo filho de um gênio é um idiota”.

Sem sombra de dúvidas, não há nada o que o encubra, era um gênio mesmo.

Como um cidadão, comum, eu me pergunto: Será que essa manutenção e transferência, ininterrupta, de poder dos "gênios" para "gênios" nos trouxe como idiotas até os dias de hoje?

Mas, voltando a vaca fria, no caso, o pintor, parece que, ele, foi o exemplo de alguém que venceu o sistema, pois, ganhou fama e dinheiro curando-se de seus devaneios, e, fez sua última provocação ao declarar-se monarquista e católico apostólico romano; depois, doou ao seu país de nascimento boa parte de sua fortuna.

Irreverente, insubordinado, ousado, não se sujeitou; polemico, mas, coerente com os seus ideais, agradou e desagradou, foi amado, odiado, festejado, insultado; porém, jamais ignorado. Não se deixou vencer e conquistou o seu lugar ao sol, venceu.

O jogo era, e, ainda é, sujo, mas, saiu-se bem.

"Quando um verdadeiro gênio se mostra ao mundo, reconhece-se, logo, da seguinte maneira: todos os idiotas se juntam e conspiram contra ele." Jonathan Swift.

Assim como Dali, David, o algoz dos filisteus, o rei mais famoso de Israel, foi pastor de ovelhas, escudeiro, líder militar, músico, poeta e escritor; como escritor, escreveu muitos salmos onde descrevia seu amor, fé, humildade e confiança em Deus.

Segundo as escrituras, no embate entre a vontade de Deus e a vontade dos homens, prevaleceu a vontade de Deus e ele foi ungido como Rei de Israel, segundo a vontade de Deus. Mas os " gênios" não aceitam ser contrariados, para eles, que lhe façam todas as suas vontades ; e, não a vontade de Deus.

Voltando, ao exemplo de Davi, a música o uniria ao Rei Saul, e, assim, dele, foi escudeiro.

Mas, rejeitado por Deus, o Rei Saul assistiu a um Davi em fama e popular porque ele, o vencedor, derrotou o gigante dos filisteus chamado Golias, o que teria lhe provocado a sua inveja.

Aqui não foi diferente, apesar da inveja e da ira de seus adversários prevaleceu, novamente, a vontade de Deus, e, por favor, esqueçam o Golias, pois, a luta mais difícil, a luta de sua vida, a maior de todas as lutas, foi a luta pelo lugar ao sol.

Seguindo o princípio de "Jonathan Swift", todos os idiotas se juntaram e conspiraram contra eles, e, ambos, Dali e Davi, sofreram ameaças, mas, a ameaça que a liderança representava fez o resto, e, no caso, Davi, o Rei provocou-se, e, veio a ira, a inveja.

Perseguido, Davi, tornou-se fugitivo, tornou-se mercenário, afinal, é inegociável. Os "genios", uma vez, empossados, não negociariam o lugar à sombra, a proteção de sua prole.

Com a morte do Rei Saul, Davi tornou-se Rei da tribo de Judá, e, só, após, a morte do herdeiro de Saul, tornou-se o Rei de toda Israel.

Muitas guerras e muitas vitórias, e, em, fim, um lugar ao sol, o reconhecimento; iniciou-se, então, o reinado e a grande luta pela manutenção do lugar à sombra para a preparar a sua descendência à sucessão.

Não conheço, profundamente, essa história, mas, me parece, que, até, hoje, ISRAEL luta para fazer a sucessão segura; por lá, assim, como, em inúmeras outras nações democráticas, nunca foi, e, nunca será admitida a ascenção de "gênios" ao poder acostados nas sombras de outros "gênios".

Os absurdos, os disparates, as dificuldades, essa é a herança deixada pelos idiotas " herdeiros" do poder que como um câncer, corroem, corrompem esta nação. Mas Deus é maior.....

.

Jorge Santana
Enviado por Jorge Santana em 19/03/2020
Reeditado em 19/03/2020
Código do texto: T6891231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.