Diligência

Gostaria de apresentar a você a Diligência, mas não no sentido do dicionário de ser aplicado, zeloso, rápido e esforçado.

Dicionário Aurélio

Diligência: cuidado atividade, zelo, rapidez, providência, investigação, execução de certos serviços judiciais fora dos respectivos tribunais ou cartório.

Diligenciar: esforça-se ou empenhar-por.

Diligente: aplicado, ligeiro.

A busca da diligência pode ser compreendido pela busca ou esforço do desenvolvimento equilibrado e integral, em dimensões físicas, sociais, espirituais e mentais, influenciando diretamente no desempenho.

Há também o sentido ético em que Diligência é a virtude humana de seguir um objetivo de vida, uma conquista ou qualquer tipo de princípio por meios convencionais até chegar ao fim do mesmo.

A palavra diligência vem do verbo latino

'diligere', que significa amar;

'diligens' (diligente) significa aquele que ama.

Mas quero apresentar no sentido em que Salomão propôs sobre Diligência:

É uma habilidade adquirida que combina persistência criativa, esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência.

A virtude da diligência consiste em esforço e honestidade, com base sólidas na persistência, planejamento, prontidão, competência e eficácia. Influenciando diretamente no convívio social e na busca de recursos.

Exemplo de Diligência

O autor do livro da o exemplo de quando era calouro na faculdade, foi promovido a comandante de pelotão do Corpo de Treinamento dos Oficiais da Reserva.

Eram no total de 40 comandantes e os demais (39 comandantes) estavam no último ou no penúltimo ano da faculdade.

O maior evento era o torneio anual entre os 40 pelotões.

Antes da competição, um dos oficiais achou que o seu pelotão iria ganhar facilmente.

Acreditava que todos tinham sido diligentes o ano inteiro durante os treinos semanais às sete da manhã.

O que o aquele comandante não sabia era que o pelotão do calouro chegava, por vontade própria, às seis horas e praticava durante duas horas, em vez de uma.

Não sabia que, durante a hora em que estavam sozinhos o campo de treinamento, o jovem comandante ensinara ao seu grupo manobras complexas.

Cada um dos seus 30 cadetes tinha trabalhado diligentemente para dominá-las.

Quando chegou o momento da competição, tínhamos praticado o dobro de horas e aprendido séries muito mais complexas.

Comparados aos demais grupos, tínhamos sido verdadeiramente diligentes.

A recompensa foi um resultado incrível.

O pelotão do caloruro venceu a competição, marcando 287 pontos de um total de 300.

O favorito ficou em segundo, marcando apenas 168 pontos.

Ganham não porque éram mais inteligentes ou porque a formação era melhor, mas porque foram verdadeiramente diligentes.

Recompensas por ser diligente

Estará sempre em vantagem: os diligentes ganharão uma insuperável vantagem em relação aos que não são.

Terá controle sobre as situações: os diligentes não controlam apenas o próprio destino, mas também favorecem as conquistas das pessoas à sua volta.

Experimentará uma satisfação genuína: Salomão nos diz "A alma dos diligentes é saciada", quando usa a palavra "alma", Salomão se refere à parte mais íntima do ser humano, seu núcleo, a morada de sua personalidade e de suas emoções. Imagine o que é estar saciado a ponto de não desejar nada.

Ganhará o respeito e a admiração dos "poderosos": As conquistas dos diligentes tornam-se estrelas tão brilhantes que chamam a atenção de todos ao redor.

Necessidades serão satisfeitas: os diligentes garantirão o sucesso material necessário para satisfazer seus desejos, através de trabalho árduo e equilíbrio na vida.

Terão cada vez mais sucesso: os diligente constrói uma base solida de seu crescimento.

Esforços serão lucrativos: lucro do diligente é calculado pela conquista das metas e pela recompensas financeiras e pessoais. O trabalho diligente exige esforço, visão, criatividade, dedicação e parcerias eficientes. A aplicação da diligência em qualquer área da vida sempre traz lucro.

Consequências de não ser diligente

Sempre estará em grande desvantagem: Os diligentes alcançam um desempenho excelente porque sempre utilizam todo o tempo necessário para fazer planos e se preparar. Os não-diligentes desperdiçam esse tempo.

A vida será controlada por outras pessoas: Salomão adverte "A mão do diligente dominará, e a mão preguiçosa será escrava". Quem decide como você passa seus dias? Quanto dinheiro você vai ganhar? Quem resolve se você vai ser promovido, rebaixado ou demitido? Mesmo os que têm o próprio negócio, se não forem diligentes, serão controlados pelos clientes ou pela competição.

Os anseios existiram e com pouca satisfação: os diligentes veem seus desejos mais íntimos se realizarem e gozam de um profundo senso de realização, os não- diligentes estão sujeitos a anseios permanentes que jamais serão satisfeitos.

A sabedoria lhe faltará: o diligente não saberá como tomar atitude e fazer coias, pois estará despreparado.

As riquezas e segurança desaparecerão: Palavras de Salomão, "a riqueza de procedência vã diminuirá, mas aquele cuja riqueza vem do trabalho a verá crescer."

Os esforços serão inúteis: Os que trabalham com diligência o fazem com vigor, enquanto os demais estão sempre falando sobre o que farão um dia.

A diligencia na vida

O caminho para o desenvolvimento da diligência é árduo e diário, precisa-se colocar em pratica.

Primeiro: identifique a preguiça e corte suas raízes são: egoísmo, presunção (arrogância), ignorância e irresponsabilidade (Muitas vezes as duas últimas cama-se de insensatez). Corte a própria carne se precisar, quanto mais você sucumbir à sua inclinação natural e procurar uma gratificação instantânea, maior ela se tornará, até virar um hábito.

Egoísmo: Trabalhar opara o bem estar do próximo.

Presunção (arrogância): buscar conselho de diversas pessoas sábias antes de empreender ações importantes.

Ignorância e irresponsabilidade (insensatez): É mais fácil agir por ignorância do que buscar aprender. No entanto, as consequências dessa falta de juízo podem ser devastadoras. A irresponsabilidade é pior ainda, porque consiste em saber o que deve ser feito e decidir não fazê-lo.

Segundo: caia na real, "Até quando dormirás, ó preguiçoso? Quando te levantarás do sono?... a pobreza te atacará como um bandido, e a necessidade, como um homem armado.", faça logo suas obrigações, jamais adie, aproveite o tempo que tem.

Terceiro: defina suas visões "A falta de visão leva as pessoas à ruína." em outras palavras, quando não temos visão, perdemos nossa direção, motivação, alegria, paixão, energia, criatividade e dedicação. Felizmente, o inverso também é verdade. a visão genuína para qualquer área da sua vida, será recompensado com energia renovada. Definir uma visão é essencial para a diligência, é muito mais que um plano traçado é um plano para o seu proposito de vida.

Quarto: faça parcerias, todos sabemos um pouco; ninguém sabe muito. Inúmeras pessoas são profundas conhecedoras de um pequeno número de coisas e totalmente ignorantes e ineptas em milhares de outras. Ainda assim, a verdadeira diligência exige excelência em cada passo.

Quinto: persiga a sabedoria, faça dela o alicerce de sua vida, o componente final indispensável para se tornar uma pessoa diligente é perseguir a sabedoria e fazer dela a base de sua vida. Não é aduo, é bem divertido encontrar esse tesou em nossas vidas.

Dica extra: transforme tudo em oportunidade. Utilize melhor seu tempo, assim que puder transforme qualquer situação em uma oportunidade de crescimento, em um momento único capaz de suprir qualquer dor. Há uma frase mestra na vida pergunte-se "O que eu aprendi com isso?".

Lista da Diligência

1. Tem uma visão clara e precisa de onde quer chegar?

2. Persiste com criatividade diante de decepções e fracassos?

3. Trabalha de forma inteligente?

4. Planeja as coisas "corretamente"?

5. Executa as coisas "corretamente"?

6. Trabalha com prontidão (especificando prazos)?

7. Trabalha com eficiência?

8. Trabalha com eficácia (alcançando resultados desejados)?

9. Produz um resultado de qualidade?

10. Alcança verdadeira excelência?

"Quem não pratica é quem não aprendeu".