A LIBERDADE DO NÃO-SABER

Dia desses resolvi "brincar" um pouco no PAINT do Windows.

Não sou pintor, nem desenhista.

Meu corpo nunca fora formatado para exercer esta maravilhosa arte.

Mesmo assim, resolvi tentar me expressar através desta experiência.

Tentei de alguma forma imprimir meus sentimentos e também aplicar alguma ideia de técnica que me surgira durante o processo.

Eu, como músico, às vezes me vejo muito preso à técnica, ao desejo de "tocar certo", de não desafinar.

Técnicas são ferramentas que existem para um determinado fim.

Elas não são o fim.

A experiência do fazer mesmo sem saber, me aproximou da minha infância.

Me recordando de como eu era e observando bebês e crianças pequenas, percebo o quanto o não-saber abre possibilidades incríveis para a aprendizagem.

Uma criança que não tem medo de errar, aprende muito mais do que um adulto dotado de "certezas".

A criança não tem medo de experimentar, de tentar de uma maneira diferente, de se expressar.

Toda criança nasce um artista, um cientista, um engenheiro.

Porém, quando ela cresce, se vê pressionada pela necessidade de apresentar resultados, pelo senso de necessidade (isso serve pra quê?),

pela exaltação excessiva das técnicas ou pelo medo de errar.

Este texto não é um Ode à ignorância, de forma alguma.

É um Ode à expressividade, à inventividade e à experimentação, tão carentes hoje em dia, inclusive entre os artistas.

Por isso, se você chegou até aqui, te faço um convite: cante sem saber cantar, dance sem saber dançar, pinte sem saber pintar, faça poesia mesmo que não saiba, experimente, invente, fantasie, faça sem saber.

Aproxime-se da criança que ainda existe em você e vivencie a liberdade que o não-saber vai te proporcionar.

Diego Dias
Enviado por Diego Dias em 31/03/2020
Reeditado em 31/03/2020
Código do texto: T6902239
Classificação de conteúdo: seguro