VIVEMOS TODOS EM GADARA

"E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos". (Marcos 5:1)

Gadara era uma região na Palestina anexada ao Império Romano onde além de sua população, habitava um homem incomum, no qual também residia uma legião de espíritos do mal que eram capazes de romper correntes.

Diz ainda a história que esse homem morava em túmulos e sempre andava durante todo o tempo clamando pelos montes e sepulcros e ninguém dava conta de tranquilizá-lo. Quando Jesus chega aquele lugar é esse pobre homem que vem trazer as boas-vindas. Ninguém daquela cidade veio recebê-lo, mas o gadareno estava lá ao atracar a embarcação.

Gadara parece ser como qualquer cidade do nosso tempo, parece ser como Rio, São Paulo, Londres, Bangkok, Sidney, Johanesburgo ou Los Angeles, qualquer cidade onde Jesus chega e somente é percebido por quem precisa dele, por quem está preso nos piores grilhões espirituais, gente do povo, gente que dá trabalho ao resto da cidade, gente que perdeu o seu valor como cidadão para os seus pares, tornando-se verdadeiros párias sociais, restando apenas viver nos montes e nos sepulcros da vida.

Interessante que Jesus e seus discípulos viajam muito, atravessam o outro lado do mar somente por causa desse homem. Isso demonstra o cuidado de um Deus que se fez homem para demonstrar o seu amor ágape no melhor formato: Na forma de humanidade.

Ele liberta o gadareno, portanto o que deveria ser a razão de festa para aquela província torna-se em alvoroço, pois a cidade que não percebeu Jesus agora percebe que a seus negócios e sua economia está comprometida; quase dois mil porcos morrem deixando seus donos de luto e muito aborrecidos, desejosos de que Cristo fosse embora do seu território.

Os gadarenos são gadarenos em qualquer lugar do mundo antigo ou pós-moderno, vivemos em Gadara onde as coisas são mais importante do que as pessoas, onde gente que vive na margem social não têm o direito de ser humano. Gadara é qualquer lugar onde porcos valem muito mais do pessoas. Gadara é e continuará sendo qualquer lugar onde Jesus Cristo entra, mas ninguém além dos desafortunados o percebe.

Gadara é o lugar onde o liberto quer ir embora com Jesus, porém Ele diz: "Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti." Gadara é o lugar da evangelização, lugar para testemunhar, lugar do confronto.

Jesus Cristo está vivo hoje para libertar vidas em Gadara, mas não de Gadara.