Não seremos os mesmos, depois da Pandemia.

É impossível, está de fronte com tudo isto que está acontecendo e ficar inerte como se não fosse com a gente, o que seria uma grosseria.

O mundo de repente ficou envolvido por uma nuvem cinzenta trazendo nela; dúvidas, insegurança, medo, dor e impotência. Onde a luta pela sobrevivência sobrepôs a todos outros interesses, a quarentena amplamente desejada pelos organismo de saúde de todo o mundo, como o melhor remédio para se salvar vidas “não se contaminando” já é uma vitória na luta pela a vida.

Um “virús” que se não biológico (já atestado como não pela ciência) no mínimo muito suspeito quanto a sua origem e propagação; disto vamos falar em outro momento.

Este terrível “vírus” começa colocar em “xeque” todo sistema de saúde das grandes potencias mundiais, ricas e exuberantes em seus potenciais científicos. Estão passando por um grande teste, e por enquanto estão perdendo para o “vírus”. Lamentavelmente milhares de pessoas estão morrendo ao redor de todos continentes, todos os dias, com um registro bem significativo de idosos acima de 85% dos óbitos.

O isolamento passa de 40% da população mundial, no Brasil no seu pico atingiu os 70%. Embora alguns lideres políticos, em volta do mundo não defendam ou defenderam esta tese e nestas localidades em que não houve o isolamento social no inicio quando ainda era epidemia; a catástrofe foi inaceitável, como os italianos que em diversos momentos os profissionais da saúde tiveram que fazer escolhas entre quem ia “morrer” e que ia “sobreviver” devido a falta dos ventiladores artificial. Muito triste essa constatação.

O poder desse “vírus” não tem limites, ele já causou mais de 64 mil óbitos em todo o mundo, até este momento (2020-04-04 18:00hs); está causando uma grande crise econômica mundial, os governos tomando decisões para proteger o emprego e a renda, usando dinheiro das reservas e quem não as tem estão se endividando. Com isso o futuro fica tenebroso.

Salvar vidas é a grande meta; para que estas vidas salvas possam no futuro lutar para recuperar a economia do mundo. Em nosso “País” estas metas serão mais complexa ainda. Diante da realidade estrutural da nossa saúde para salvar vidas e em sequencia o conceito de politico que temos, precisaremos ser mais fortes do que eles.

Ser “FORTE” é procurar coerência em todas situações que nos levará a tomar “decisões” haveremos de ser; criativos, perspicaz e inteligentes para percebermos que nosso “futuro” será diferente após esta “pandemia”.

Diferentes gerações pelo mundo passaram por “revoluções” a principal delas a “industrial” e quem sobreviveu a elas tiveram que se moldar ao novo jeito. Esta geração atual, terá que se acostumar com o distanciamento social, por longos dias; shopping, parques, praças, carreatas, manifestações, comícios - “ahhhh comícios” fizeram parte dessa geração, mas começa ficar para traz, e a partir desse momento que estamos vivendo surgirá um novo jeito de ser, um novo comportamento.

Haveremos de usar mais ainda a tecnologia; no âmbito profissional a forma de prestarmos serviços, será transformada, acredito que o “home office” entrará para fazer esta transformação. O consumidor usará mais o “deliver”, as compras pela internet será intensificada, e outros modalidades de aquisições de serviços e bens surgirão.

Teremos gerações futuras mais caseiras e com o risco de haver consequências como o sedentarismo, obesidade depressões e doenças causadas pelo isolamento.

Contudo e considerando a capacidade da ciência no mundo, haverá de em pouco tempo termos uma vacina ou tratamento especifico para combater a ação desse mal que já podemos afirmar de antemão ser o mal do século XXI? Talvez! mas da forma em que o ser humano está se autodestruindo, não será surpresa surgir algo mais terrível ao longo desse século.

Minha mensagem é de “esperança” que façamos tudo que for coerente, para proteger nossas famílias, nossos irmãos, nossa sociedade, nossas vidas; se protejam, sejamos conscientes, sejamos responsáveis. Não esquecendo que precisamos salvar nossos negócios, a renda, a indústria, o transporte, pois nossas vidas sendo salvas precisarão consumir para se mantê-las.

“ Façamos tudo certo mesmo que dê errado”