Ninguém deveria ter inveja de ninguém

“Se se pudesse o espírito que chora

Ver através da máscara da face

Quanta gente, que inveja nos causa

Talvez, piedade nos causasse.”

Raimundo Correia

Ninguém deveria ter inveja de ninguém. Não se está dizendo isso falando da inveja como algo negativo, prova de que não temos caráter porque, embora não seja certo invejarmos os outros, é natural que a gente inveje alguém de vez em quando e, considerando as circunstâncias, isso não significa sempre que quem sente inveja seja uma pessoa de mau caráter ou que não suporte a felicidade alheia, como no caso de um homem que tinha uma filha de péssima índole e contou a outro, cujo filho era um rapaz excelente: “Você não sabe como lhe invejo.” Dentro dessas circunstâncias, dá para entendermos perfeitamente.

O que acontece é que muitas vezes desejamos estar no lugar de outra pessoa por acharmos que ela tem uma vida muito melhor que a nossa. A gente tende a idealizar tudo. Porém, será que aquela pessoa gostaria de estar no lugar que está e viver aquela vida que pensamos ser perfeita? Uma vez, uma mulher disse a outra que estava insatisfeita com seu emprego: “Você não está contente? Fique, quantas pessoas não dariam tudo para estar em seu lugar?” A resposta da outra foi:” Eu não queria estar neste lugar.”

É muito comum que a gente diga a quem está insatisfeito que muita gente daria tudo para estar no lugar dela, mas, se analisarmos bem, é uma afirmação superficial. Será que todo mundo gostaria de estar no lugar de um empresário de sucesso, tendo que arcar com todas as responsabilidades e aborrecimentos de ter que cuidar de uma empresa? A gente devia considerar que a vida de ninguém é perfeita. Está certo que ter um emprego nesses tempos é muita sorte, porém, o que deve ser para uma pessoa ter que se contentar com um emprego do qual não gosta nem um pouco, precisando lutar para mantê-lo apenas por necessidade?

Vejamos Marilyn Monroe. Muitas mulheres queriam ser ela, que era um símbolo sexual, a mulher desejada por muitos homens. Porém, ela não era feliz, com todo o sucesso que fazia. Estava cansada de fazer o tipo loura sensual. Elvis Presley e Michael Jackson também não eram felizes, com tanto dinheiro e todo o sucesso que faziam. A gente tem uma imagem errada das pessoas bem-sucedidas. Será que era isso que elas queriam para elas? Muitas vezes, não nos aproximamos verdadeiramente das pessoas para entender o que elas sentem e queriam de suas vidas. Vejamos as mulheres lindas e magras. O que não devem sofrer para não engordar? Nenhuma pessoa vive um mar de rosas.

Se conhecêssemos verdadeiramente muitas pessoas, deixaríamos de ter inveja delas.