Façamos diferente

(Lucas 16:1-8)

PARÁBOLA DO

ADMINISTRADOR OU

MORDOMO INFIEL

Disse Jesus também aos discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador; e este lhe foi denunciado como quem estava a defraudar os seus bens. Então, mandando-o chamar, lhe disse: Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes mais continuar nela.

Disse o administrador consigo mesmo: Que farei, pois o meu senhor me tira a administração? Trabalhar na terra não posso; também de mendigar tenho vergonha. Eu sei o que farei, para que, quando for demitido da administração, me recebam em suas casas.

Tendo chamado cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu patrão? Respondeu ele: Cem cados de azeite. Então, disse: Toma a tua conta, assenta-te depressa e escreve cinqüenta. Depois, perguntou a outro: Tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. Disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.

E elogiou o senhor o administrador infiel porque se houvera atiladamente, porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz.

_____

TEXTO - trata-se de uma ilustração;

HOMEM RICO - mais nada sabemos sobre a pessoa dele nem acerca da origem de sua riqueza;

ADMINISTRADOR INFIEL - auferiu lucros indevidos e alguém o denunciou ao patrão;

CONFRONTO / DEMISSÃO / CONTAS - o patrão confirmou a denúncia, demitiu o empregado e exigiu-lhe prestação de contas;

SE VIRANDO NOS TRINTA - por não saber fazer outro tipo de trabalho, o desempregado se utilizou da sua influência no meio e fez coligação com os devedores do ex-patrão, adulterando notas, concedendo 50% de desconto a um e 20% a outro, em troca de favores futuros.

RECONHECIMENTO - o ex-patrão reconheceu a expertise dele, em se acomunar com os devedores e garantir junto a eles algum benefício para si.

CONCLUSÃO:

Quem reconheceu a esperteza do administrador infiel em se dar bem na demanda foi o "senhor ex-patrão" dele, NÃO FOI O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NÃO!

CRISTO JESUS usou muitas parábolas para instruir a seus discípulos e, nessa oportunidade, penso que Ele quis mostrar aos seguidores dEle ali presentes e também a nós é que VÁRIOS ÍMPIOS SÓ PROSPERAM EM SEUS CAMINHOS PORQUE, EMBORA SUAS MOTIVAÇÕES SEJAM MÁS, ELES SÃO PESSOAS:

1. Aplicadas;

2. Determinadas;

3. Focadas no objetivo;

4. Convictas de onde querem chegar:

5. Que acreditam em si;

6. Que se esforçam para alcançar;

7. Que fazem o que for preciso, doa a quem doer;

8. Que não abrem mão de se darem bem, a quaisquer custos;

9. Que não desistem;

10. Dentre outras características.

Ao passo que, de um modo geral, apesar de conhecermos a Palavra de DEUS, a qual gerou a Fé em nossos corações, e de termos tido experiências pessoais com CRISTO JESUS e/ou termos testemunhado milagres acontecerem na vida de outros irmãos, pode ocorrer de não temos em nós mesmos alguma dessas características observadas no administrador infiel.

Ou seja:

1. Não somos aplicados como deveríamos;

2. Não somos determinados;

3. Não somos focados no objetivo;

4. Não sabemos onde queremos chegar:

5. Não acreditamos;

6. Não nos esforçamos o bastante para alcançar;

7. Não fazemos além do que nos mandam fazer (e olhe lá!); que alguém faça! Doa a quem doer;

8. Abrimos mão e retrocedemos, facilmente;

9. Desistimos ante o primeiro obstáculo;

10. Dentre outros.

É por isso que o Senhor nos diz que "os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz".

Enquanto eles dão o melhor - até a própria vida - se preciso for - a fim de alcançarem o objetivo traçado (independentemente da motivação má), com os servos do Altíssimo, geralmente, ocorre de maneira diferente, os quais se omitem com certa frequência e não abrem mão da sua zona de conforto, não saem das quatro paredes, não cumprem a sua função no Corpo, sabem o bem que devem cumprir mas não o fazem, e, POR ISSO, não prosperam e assistem com sofrimento, primeiro, os irmãos mais comprometidos crescerem diante do Senhor, e, por fim, sofrem ainda mais com a condição de muitos dos ímpios, que prosperam cada vez mais, apesar dos corações obstinados para o mal.

A prosperidade dos incrédulos são úteis a eles, temporariamente, tão somente para o mundo atual. PORÉM, O QUE DEUS TEM PARA NÓS É ETERNO. "Se a nossa esperança em CRISTO se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens". (1° Coríntios 15:19).

QUE NÓS POSSAMOS FAZER DIFERENTE: SEJAMOS - VOCÊ, EU, E TODOS NÓS - A DIFERENÇA QUE TANTO BUSCAMOS NOS OUTROS! QUE A MUDANÇA INICIE A PARTIR DE NÓS MESMOS! AGRADAR A DEUS SEJA A NOSSA MOTIVAÇÃO A CADA INSTANTE!

"Portanto, sejamos firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor [prósperos], sabendo que, NO SENHOR, O NOSSO TRABALHO JAMAIS SERÁ INÚTIL". (1° Coríntios 15:58).