Resignificação

Ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.

É um bom momento, diante do inevitável, para ampliar nossa visão de mundo. Para nos tornarmos melhores para o lugar que vivemos, sem esperar calamidades para ajudar de maneira efetiva. Podemos sair dessa crise melhores ou piores. É uma questão de escolha.

Ao invés de esperar por um mundo melhor, podemos construi-lo. Mas para isso precisamos deixar de lado nossa ânsia por querer mudar as pessoas. Isso não está sob nosso controle.

O que fica muito claro é que um mundo melhor depende de pessoas melhores, mais instruídas. O que implica investir mais em nossa própria evolução cultural. Não apenas diplomas, embora sejam importantes. Mas gastar nosso tempo com material que realmente nos torne mais inteligentes, do ponto de vista etimológico do terno. Inteligente significando ver além, compreender. Acima de tudo compreender quem não compreende.

Inteligência, portanto, não é sinônimo de arrogância. Mas de simplicidade. Arrogância é força, a razão dos que não tem nenhuma, como disse o professor Allan Kardec.

Para encerrar nossa pequena reflexão deixamos uma citação do gênio Leonardo da Vinci: A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.