LIÇÕES DE JOQUEBEDE

LIÇÕES DE JOQUEBEDE

Êxodo 2.1-10

Introdução: O que você aprendeu com a sua mãe? Fiquei a pensar em quantas lições aprendi com a minha mãe, e de fato são muitas. Pais e mães têm responsabilidades diferentes dentro do lar, e hoje quero ressaltar as mães, pois ela tem uma missão de vida toda especial, elas são escolhidas por Deus para cuidar de seus filhos, amando e demonstrando amor aos seus filhos.

Imagina fazer parte de uma família que é escrava em outro país, isso é bem ruim, e era exatamente a realidade de Joquebede. Ela casou e tornou-se mãe quando Israel era cativo no Egito (2.1-2). Ela era da tribo de Levi (Ex. 6.20) e foi mãe de três filhos. Mas, o que era ruim, pois o Faraó oprimia duramente os israelitas (Ex. 1.14). Tornou-se muito pior, pois Faraó decidiu tirar a vida de todos os recém nascidos do sexo masculino (Ex. 1.15-22).

Joquebede cujo nome significa: O Senhor é glória. Precisava de fato ver a glória de o Senhor ocorrer na sua vida, pois ela ficou grávida neste período, e quando o bebe nasceu era um lindo menino (Ex. 2.2).

E neste cenário esta mãe precisa ter atitudes de fé e amor nos deixando belíssimos ensinamentos, a saber:

1. NÃO AJA ANTES DE ORAR (v. 2):

Ela esconde Moisés, por um período de três meses, contrariando a ordem de Faraó.

2. DEDIQUE-SE EM FAZER COM EXCELÊNCIA A SUA PARTE (v. 3): Ela pega um cesto de junco e calafetou com betume e piche e entregou a beira do rio.

3. CREIA NA PROVISÃO DE DEUS (Hb. 11.23): Não tinha mais o que fazer, tudo o que era humanamente possível ela fez, ao invés de se auto recriminar, mergulhar na tristeza, etc. Ela toma a atitude de crer no Senhor. Ela creu que o milagre era possível, ao deixar o cesto a beira do rio, entrando na seleta galeria dos heróis da fé.

4. CONSAGRE OS SEUS FILHOS AO SENHOR: Existem situações em que a nossa fé é provada, e fico a imaginar que Joquebede como uma boa mãe, orou e intercedeu por seu filho ao coloca-lo no cesto, no rio.

5. A CULTURA DO CUIDADO (v. 4): Ao crescer em um lar de cuidado e amor, apesar das circunstâncias terríveis da escravidão, Mirian acompanha o trajeto de seu irmão no rio para ver o milagre acontecer.

6. CREIA NO IMPOSSÍVEL (v. 6-10): O menino Moisés que estava condenado a morte, vence os perigos do rio e chega as mãos da filha de faraó que se compadece dele e decidi adota-lo. A irmã de Moisés ousadamente sugere que a criança seja amamentada por uma ama, e a filha de faraó concorda pagando salário para a própria mãe de Moisés cria-lo.

7. O SENHOR TEM PLANOS PARA OS NOSSOS FILHOS: Moisés foi adotado pela filha de Faraó e teve a melhor educação de sua geração. E nos depois ele viria a ser usado por Deus para ser instrumento de libertação do seu povo da escravidão do Egito e se tornaria um dos maiores lideres da história de Israel. E teve um relacionamento com Deus tão profundo ao ponto do Senhor falar com ele face a face.

CONCLUSÃO:

Em tempos de tantas dificuldades Joquebede luta por sua família, por seu filho até o fim. Já passei por dificuldades familiares e tive um bom exemplo de como proceder vindo da minha mãe. Em nossos piores momentos ela me ensinou que não se desiste da família, e esse ensinamento tenho repassado aos meus filhos.

Creio que todos esses ensinamentos que vimos hoje, influenciou a vida de Moisés, e de fato podemos ver cada um destes ensinamentos na vida dele. E fiquei a pensar: Quais são os ensinamentos que temos transmitido aos nossos filhos? Que os seus ensinamentos sejam recheados, influenciados pela Palavra de Deus. Que você eduque os seus filhos no temor do Senhor.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 11/05/2020
Código do texto: T6944517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.