"SER" ASSISTENTE SOCIAL

Houve um tempo em que acreditei que ser assistente social, era me adequar a imagem de uma construção histórica e coletiva chamada serviço social. Nesse tempo me apeguei a rótulos e figuras quase míticas dentro dos espaços coletivos da profissão.

Hoje, sei! ser assistente social é mais uma manifestação de minha humanidade, capacidade de sonhar e agir no mundo em que vivo.

Sei, que nenhuma referência teórica externa, será maior que minha referência interior, como ser humano inteiro, subjetivo e objetivo, com história de vida e personalidade.

Que nenhuma referência política e filosófica da profissão será mais importante que as referências que recebi de minha mãe e meu pai.

Que nenhuma tese será mais eloquente e profunda que a experiência de viver e sentir a vida, a natureza, os olhos das pessoas, os seus cheiros e os seus sentimentos.

Que nenhuma consciência de classe, nenhuma teoria conhecida na academia é mais transformadora, que a consciência que atinjo quando recito a oração de São Francisco de Assis, que aprendi com meus avós sertanejos, que não sabiam o que era ler em livros, mas sabiam ler os sinais da natureza.

E assim, descobri que não existe um SER assistente social, o que existe é um SER HUMANO repleto de sonhos e disposição para aperfeiçoar um pouquinho em si e ao elevar um pouco do seu próprio mundo, dar um pouco de colaboração para que a humanidade eleve seus ideais e suas práticas.

Vivo o Serviço Social como forma de ação no mundo, me construindo todo dia, lapidando a turmalina verde interior, que representa essa profissão. Viver o Serviço Social é viver num campo de conquistas silenciosas que não cabem em bandeiras, é reconhecer o valor e a simplicidade do encontro com o outro. No campo interior não existem aplausos e reconhecimentos, o que existe é consciência, da qual jamais fugiremos e pela qual buscamos verdade e paz.

"Ser Assistente Social" para mim é cultivar a ESPERANÇA!

Por isso minha prece:

Agradeço Pai e Mãe! agradeço meus ancestrais pelo trabalho de todas as suas vidas! reconheço que encontrei um mundo melhorado pelo trabalho que realizaram, pelo amor que empregaram.

Que eu procure mais amar que ser amada, dar que receber e que eu aprenda a ser instrumento de PAZ!

PAI, MÃE, Que minha consciência seja guiada pelo Amor para que meu trabalho seja ato de AMOR. Assim seja!

15 de Maio de 2020.