SOBRE CULTURA (Série Filosofiando Idéias) ROBERTA LESSA

Quando se fala cultura, o complexo universo que esse título abarca, faz com que tenhamos uma ótica diferenciada do que realmente significa esse conceito. Como cultura podemos afirmar ser tudo o que o homem produz e que é referente a todas as manifestações possíveis ao ser humano: arte, conhecimento, crença, tecnologia, costumes, legislação, hábitos, aptidões, dando forma ao que fora adquirido, desenvolvido, evoluído na sociedade.

A cultura abrange a civilização e não o inverso, pois ela translada por entre povos de forma a ser linha e agulha que alinhavam nas diferenças, as múltiplas possibilidades de manifestar-se.

Todo ser humano é cultural, independente de qual cultura possa produzir mesmo aquelas que não apreciamos. Tudo é cultura, inexistem hierarquias, nem boas ou más adjetivações, são processos diferenciados e que devem ser considerados, processos que evoluem não só numa determinada direção ou habitat, mas dentro, fora, por entre os seres humanos, que inventivamente ousam subverter conceitos, formas, espaço, e muitas vezes, de imediato, possamos não compreender sua grandiosidade, mas a cultura é algo a ser considerado dia e noite, dentro e fora do que somos, estamos, e queremos.

Ser cultural, não é se acomodar no singular, mas saber pluralizar-se em tudo, não temer ser abstrato ou mesmo concreto, tudo é permitido, pois o ser por ser cultural adapta-se, engendra-se, acumula-se em nós, e o melhor de tudo, somos eternizados por aquilo que culturalmente transmitimos aos nossos descendentes, que por si também interferirão nessa herança e nos agraciarão com a continuidade da mesma pelas gerações porvir, eis a mais linda e rica herança que a humanidade poder gerar, sua cultura;

Por assim dizer, cultura é um cultivo (do latim colere) diário, cotidiano, gradual que faz com que existamos, que fortaleçamos signos, nossa simbologia, e nossa eternidade..

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 18/05/2020
Código do texto: T6950878
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.