COMO VENCER UM BICHO DE SETE CABEÇAS

A expressão popular "bicho de sete cabeças" se refere a algo quase impossível de solucionar, uma grande dificuldade. Geralmente se atribui à expressão apenas acerca de coisas difíceis do nosso cotidiano, comuns no nosso dia a dia, como limpar uma sujeira que não sai ou estudar um assunto complexo. No entanto, não é só isso, o bicho de sete cabeças pode ser coisas muito piores e temos que enfrentá-lo.

A origem do termo é atribuída à Hidra de Lerna, um monstro da mitologia grega o qual foi morto por Hércules em um de seus doze trabalhos. A criatura vivia num pântano, em Lerna, e possuía várias cabeças (sete em uma das versões mais conhecidas) as quais podiam se regenerar se decapitadas e duas nasciam no lugar. O herói derrotou o ser com a ajuda de Iolau que, usando do fogo, a cada cabeça cortada por Hércules, ele queimava e cauterizava a ferida, impedindo que outras saíssem e quando a última cabeça foi cortada, a que era considerada imortal, ele colocou uma pedra sobre ela e ali permaneceu, derrotando assim de vez o monstro. Bom, da mesma forma, para você vencer um bicho de sete cabeças, que pode ser um problema gravíssimo o qual você acabou se metendo ou apareceu na sua vida, não é necessário ser um herói com a força de Hércules, mas pode fazer como ele.

Em primeiro, se você não tem um "trabalho" a cumprir como ele teve, evite entrar em "pântanos", não arrume sarna pra se coçar. Em segundo, cada cabeça do bicho representa uma parte do problema, não adianta você só resolver um pedaço, cortando só uma das cabeças, que ele vai continuar lá e até piorar ainda mais com o pedaço retornando e em dobro! Como, por exemplo, se você tentar resolver seu problema de baixa autoestima ou aflição com algum vício que te traga prazer momentâneo, o mesmo vício se tornará mais um problema pela frente, piorando ainda mais seu mal-estar.

Por último, assim como o herói mitológico, você deve saber que nem sempre se resolve as coisas sozinho, mas pode ser preciso buscar ajuda como ele precisou de Iolau e, assim como este fez, pra cada parte do problema resolvido é preciso tacar fogo e queimar de vez para destruir e quando for lidar com a mais difícil, a "cabeça imortal", pegue uma pedra enorme para esmagá-la e jamais tire de lá para ali morrer o assunto.