Ansiedade nossa de cada dia!

Palpitação, nervosismo, boca seca, dor de cabeça, calafrio, dor de barriga e outros sintomas que tomam conta de nosso corpo nos transformam em meros seres vulneráveis e frágeis. O que é isso além de ansiedade.

Li uma vez uma frase que dizia ” A ansiedade é excesso de futuro”, achei interessante e bem coerente já que se pensarmos bem, quem vive um momento de ansiedade ou se diz ansioso realmente visualiza o futuro como algo amedrontador e totalmente sem controle de outros sentimentos.

Penso que não tem um ser humano que não seja um pouquinho ansioso, exceto os psicopatas, somos todos presenteados de um pouquinho de ansiedade. Talvez isso não seja tão ruim, já que nos deixa alertas e atentos aos acontecimentos futuros e nos permite nos organizar para o que pode dar errado… Nesse caso a ansiedade como sentimento de alerta.

Já em contrapartida, o que os livros dizem da ansiedade patológica sendo uma doença, transtorno que transforma a vida em algo insuportável, paralisa, angustia, leva a pessoa a parar de viver o futuro com medo dele, estaciona, deixa estagnado, para a vida…

Mas na verdade, como saber se a nossa ansiedade nos paralisa na vida ou nos motiva a viver melhor? Depois de descobrir aos 46 anos que tenho ansiedade, fui ligando os pontos e atitudes e ações e tudo mais, e percebi que, sou ansiosa mas estou caminhando, realizando coisas úteis, planejando o futuro, saindo da minha “zona de conforto”, então penso que posso viver com essa ansiedade que me motiva a ser uma pessoa melhor no futuro.

O autoconhecimento traz a maturidade para saber o que te faz mal e o que te deixa feliz e tenho hoje um grande prazer em compartilhar a minha opinião, que é minha, e cada um tem a sua. A minha verdade é só a minha verdade.