A soberba do “Eu não sei cozinhar”

Muitas vezes escuto pessoas falando em tom jactante o jargão “Eu não sei cozinhar”, inclusive se envaidecendo desta inaptidão. Confesso que acho ridículo quem se vangloria disto. Sinto intuitivamente que muitos homens dizem isto como uma afirmação de masculinidade e que muitas mulheres modernas proferem com o intuito de afirmar sua independência e emancipação. Eu simplesmente não vejo nenhuma virtude em não saber algo, principalmente uma tarefa tão importante e nobre que é a arte culinária. Não há também nenhum demérito em não saber cozinhar: o vergonhoso é se vangloriar disto, contar vantagem em não saber fazer algo. Não vejo por exemplo ninguém se vangloriar de que não sabe dirigir. Tanto cozinhar como conduzir veículos são atividades essenciais para quem quer ter independência e liberdade. Se assim como você sempre dependerá de outras pessoas para se deslocar caso não dirija, também dependerá de terceiros sempre para preparem o que você come caso não saiba cozinhar. Diante do exposto, quando me deparo com alguém que se arroga de não saber cozinhar, eu sinto pena. Sinto por ser um eterno dependente dos outros para comer. Sinto por ser uma pessoa de pensamento mesquinho que não reconhece a culinária como uma das atividades mais essenciais e valiosas que existem. E principalmente, sinto por que estas pessoas nunca ENTENDERÃO QUE COZINHAR É MANEIRA MAIS PRÁTICA DE CUIDAR E AMAR O PRÓXIMO.