Lições da Bíblia para a vida prática

"Ao que te forçar a ir uma milha, vá com ele duas." Disse Jesus, certa feita, durante o sermão de Mateus 5.

Aos meus filhos ensino que eles podem aplicar esse ensinamento em tudo nas suas vidas, especialmente do ponto de vista profissional e estudantil. Dessa forma eu sempre digo a eles: "Ao que te pedir para ir com ele uma milha, vá duas. Ou seja,supere as expectativas que alguém tem em relaçãoa você. Se está trabalhando, faça mais do que esperam de você. Se na escola a sua média costuma ser 7, estude para ser 10. Se alguém espera que você varra a casa, surpreenda-a e passe pano também. Se espera que lave a louça, seque e guarde também.

Já em João 13:27, quando Satanás entrou em Judas, Jesus disse-lhe: "O que tens que fazer, faze depressa."

O que aprendo com essa passagem é que Judas teria que fazer algo mesmo sendo muito desagradável, e que portanto deveria fazer logo.

Aos meus filhos eu sempre digo, que se têm algo para fazer devem fazer logo. Se precisam fazer uma pesquisa difícil com prazo de 10 dias, se antecipem e façam logo. Se precisam fazer uma faxina, e não gostam do serviço, mas sabem que terão que fazer de qualquer modo, então façam o quanto antes.

Quanto mais desagradável é uma tarefa indispensável, mais rapidamente deve ser executada. Uma tarefa desagradável, quanto mais adiada, mais sofrimento traz à mente de quem sabe que em algum momento terá que fazê-la. Deixar tudo para a data limite ainda aumentará o desconforto, pois além do trabalho em si, representar uma gastura para a mente, ainda terá a pressão do tempo curto.

Resumindo, dê o seu melhor em tudo o que for fazer, e pare de adiar o inadiável, faça o quanto antes o que tem que ser feito.