PENSA QUE É BONITO SER FEIO?

Um dos personagens mais famosos do programa de humor A Praça é Nossa é o Batoré, interpretado pelo ator Ivanildo Gomes, um sujeito bem disforme e que faz graça com a própria aparência, sendo mais conhecido pelo seu bordão "você pensa que é bonito ser feio?". Sabemos que é comum a arte imitar a vida e vice-versa. Porém, acredite, o que era piada no Batoré está se tornando cada vez mais real e seguido como um bom exemplo, o que literalmente seria cômico se não fosse trágico.

Nos últimos anos notamos que uma espécie de ridiculismo é a nova tendência, virou moda ser ridículo, se tornar caricato e grotesco. E não apenas na aparência física, mas também (e até mais ainda) mentalmente e espiritualmente, no comportamento e nas atitudes, o que torna a coisa ainda mais triste.

Na busca de lutar e quebrar os padrões de beleza, jovens passam a se "enfeiar" ainda mais, usando roupas, acessórios e cabelos que lhes tornam no mínimo horríveis e fazendo disso sua marca pessoal de militância contra uma "ditadura da estética", bem como se estendendo às suas ações cotidianas, como mal-comportamento, inversão de valores, falta de empatia pelo próximo, vandalismo, desinteresse pelos estudos, rebeldia, falta de respeito aos mais velhos e aos pais, vitimismo, entre outras tantas bizarrices contemporâneas que presenciamos hoje e que estão sendo tão aplaudidas. Isso também se reflete no lazer e nas artes, até dispenso comentários aqui sobre o que está acontecendo na música, nas artes plásticas, nas performances e na TV! Lamentavelmente esse modismo não está mais se restringindo somente aos jovens, mas cada vez mais pessoas mais velhas estão aderindo e as crianças estão crescendo em meio a isso.

Pobre de quem queira resistir e permanecer bonito de corpo e alma, acaba sendo taxado como o feio pelos demais. Tanto que a palavra "careta", que nada mais é do que aquela cara feiosa que se faz pra parecer escroto, acabou se transformando em sinônimo de ultrapassado, obsoleto, desprezível e fora de moda.

E você? Pensa que é bonito ser feio?