Somos máquinas impressoras?

Esse é uma das centenas de questionamentos que têm permeado a minha mente nos dias atuais.

Existe uma máxima que afirma: "a primeira impressão é a que fica!". Essa frase está presente no discurso do senso comum de nossa sociedade e é levada bem a sério em ambientes corporativos, por exemplo.

Mas é justamente pensando em um ambiente assim, que proponho a seguinte reflexão: se dizemos a nós mesmos que fazemos impressões a todo instante, logo podemos ser comparados as máquinas impressoras, presentes na grande maioria das empresas.

As máquinas imprimem diversos relatórios importantes que ajudam na administração dos negócios, no entanto, se você precisa fazer um relatório para entregar à sua liderança, você aceitaria uma impressão malfeita, cheia de borrões (causados por algum defeito no cartucho de tintas) ou ainda alguma impressão fora do enquadramento correto no papel?

Se a resposta para essa pergunta foi não, então por que você replicaria a famosa máxima, como regra de vida?

No meu ponto de vista, basear-se apenas em uma única impressão, pode nos levar a erros de julgamento de nossa parte, porque de alguma forma nos esquecemos que a impressão é cria nossa e a responsabilidade por ela jamais deveria ser atribuída a outra pessoa que tentaria, em vão, corresponder as nossas expectativas.

Jamais a outra pessoa poderá ter total certeza de ter causado "uma boa impressão", seja numa entrevista de emprego ou até no primeiro encontro. Ela terá apenas uma suposição e nada além disso.

A consequência de se acreditar nessa máxima é a perpetuação do agonizante jogo das aparências que vemos todos os dias acontecer (inclusive nessa rede social).

Eu, porém, vou continuar fazendo impressões de qualquer forma, mas sempre que eu notar que a impressão não parece ter ficado nítida aos meus olhos, irei sim buscar criar uma nova impressão.

Mas sempre com bastante cautela para que eu mesmo não venha a ficar "em manutenção" por ter danificado as peças do amor-próprio!

Leandrowski

LHR Thoughts ™

Poeta Leandrowski
Enviado por Poeta Leandrowski em 16/06/2020
Código do texto: T6978601
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.