A Fé Religiosa é Uma Vantagem da Evolução Humana?

Esse vídeo de pouco mais de três minutos é uma das mais interessantes e coerentes abordagens especulativas que já encontrei sobre a razão evolucionária da religião no YouTube. Robert Sapolsky, autor ateu e neuroendocrinologista, fala sobre a universalidade da religião na cultura humana (cerca de 90% ou 95% das pessoas acreditam em algo onipotente), sobre como a religião desempenha um papel fundamental na redução de estresse desde os primórdios da humanidade. Ele afirma que há "um mundo terrível lá fora, onde coisas horríveis acontecem e todos nós vamos morrer; e acreditar que há alguma coisa, alguém responsável por isso, pelo menos nos dá alguns atributos de redução de estresse construídos através do entendimento da causalidade." Ele cita outros níveis de redução de estresse, nos quais a religião opera, bem como os conhecidos benefícios da religiosidade para a saúde, e alerta que há níveis de depressão mais acentuados na comunidade ateísta. Ele termina curiosamente questionando o surgimento cultural do próprio ateísmo, como se os 5% de ateus no mundo fosse uma espécie de esquisito e misterioso fenômeno social emergente.

https://www.youtube.com/watch?v=oldj11NEsc0