As vantagens do anonimato

Que alívio que, ao caminharmos pela rua, ela está repleta de desconhecidos. Que seus "colegas de mercado" nem sabem quem você é. Que na fila do banco tem um monte de outras pessoas impacientes que nem você, mas anônimas (que nem você). Porque parece que só nesse mundo de desconhecidos conseguimos nos libertar de algumas pressões sociais; de olhares que se cruzam, e se reconhecem, mas não sabem direito para onde olhar; de sorrisos que morrem em segundos; de assuntos só para matar o silêncio desconfortável (e trocar por outro tipo de desconforto); de fofocas que ninguém quer ouvir nem contar. E ninguém se importa se tiver um furo na barra da calça, afinal, ninguém vai lembrar. Mas, se for um conhecido, a mente já começa a se preocupar. E você expondo suas manias? Só importa se alguém souber te identificar! O cabelo que ia lavar só à noite? Aqueles anônimos não vão nem ligar! Por que, então, nos preocupamos tanto, causamos e sentimos desconforto, quando cruzando o "mundo de desconhecidos" de um conhecido nosso? E por que eles parecem intrusos para nós?

Dancker
Enviado por Dancker em 06/07/2020
Código do texto: T6997440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.