ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O EGOÍSMO (2)

# Não existe atestado mais idôneo de que somos egoístas, ao extremo, ao enxergamos tantas guerras, pobrezas e injustiças sociais por todos os recantos do nosso planeta.

# O amor tem como base a doação e o perdão, ao passo que o egoísmo tem como fundamento a usurpação e o esquecimento.

# O egoísta é altamente ingrato e um privilegiado em termos de memória curta, pois esquece, rapidamente, o que recebeu de outro, com toda a bondade, para não ter que sair de sua zona de conforto para fazer algo por ele.

# O egoísmo é uma ponte larga e segura para levar alguém à solidão.

# O ato do suicídio, além de ser um gesto covarde e irresponsável, é, também, extremamente, egoísta, pois quem o comete só preocupa-se em resolver o seu problema, que jamais será resolvido com a sua morte suicida, descartando, portanto, qualquer sentimento por quem deixou para trás.

# As mazelas mais cruéis, que são patrocinadas pela nossa sociedade, são filhas do nosso sentimento egoísta, que não nos dá as mínimas condições de agirmos em prol dos outros, tornando-nos, muitas vezes, meros apresentadores de desculpas por falta de ação concreta.

# Em matéria de maldade, o egoísmo destacar-se-á de todos os males, pois todos os sentimentos tidos como inferiores são seus filhos legítimos.

# As atividades humanas podem ser exercidas com altruísmo ou com egoísmo. Tudo é uma questão de escolha do coração de cada um, mas uma característica fica bem clara: quando o altruísmo é praticado, têm-se o que chamamos de exercício da atividade com amor, com sacerdócio; ao contrário, quando prevalece o egoísmo, têm-se um verdadeiro comércio ou consecução de interesses pessoais.

# Um dos piores tipos de egoísmo é o da prática da miopia intelectual, pois o seu praticante, apesar de ter o conhecimento, de cátedra, do mal que está procedendo a alguns, faz de conta que não está sabendo de nada, e usa, então, do poder que tem para implementar a maldade aos outros.

# Você ficar trancado, de mau humor, sem expressar o mais ínfimo sentimento de alegria, está, na verdade, demonstrando um gesto de grande egoísmo, porque tem muitas pessoas, ao seu redor, que precisa alegrar-se ao ver o seu semblante alegre e sorridente.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 07/07/2020
Reeditado em 07/07/2020
Código do texto: T6999063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.