Postura pessoal

1 - VOCÊ E DEUS…

2 - VOCÊ E A FAMÍLIA…

3 - VOCÊ E A IGREJA...

Talvez, muitos haverão de discordar, mas tenho pensado este isolamento como uma oportunidade graciosa, misericordiosa e amorosa de DEUS, para que MUDEMOS A MANEIRA DE NOS COMPORTAR OU A FORMA COMO ALGO ESTEJA FUNCIONANDO E NOS INFLUENCIANDO NEGATIVAMENTE.

Nesse sentido, o Senhor nos oportuniza RECONHÊ-LO EM TODOS E QUAISQUER CAMINHOS NOSSOS, E PERMITIR QUE ELE ENDIREITE AS NOSSAS VEREDAS. A proposta é que venhamos a nos ARREPENDER dos nossos pecados, PEDIR PERDÃO por tê-los cometido e DEIXÁ-LOS, tirando os pés daqueles caminhos que estamos trilhando, nos quais a Glória dEle não for conosco.

Esse processo contém três etapas, em que as duas primeiras estão inseridas neste período de isolamento, e a última no período pós isolamento.

PRIMEIRA ETAPA: Laços com DEUS

O Senhor nos chama a responsabilidade individual. Como sabemos, a salvação é pessoal. Embora DEUS tenha feito tudo que foi necessário fazer, a fim de que TODOS SEJAM SALVOS, há uma escolha a ser feita individualmente, pois é de foro íntimo. Ou seja, TRATA-SE DE UMA RESPONSABILIDADE PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

O Senhor sonda e conhece os corações. Para Ele, as palavras ditas, por mais belas que possam ser, não terão valor algum se as ações de quem as profere não forem coerentes com o discurso feito. Em um primeiro momento, NESTE ISOLAMENTO, TALVEZ DEUS ESTEJA SE UTILIZANDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS E NOS CHAMANDO PARA UM "À SÓS" COM ELE, para um estreitamento do laço no relacionamento entre Criador e criatura, para um "Face a face" com Ele, a fim de restaurar esse ralacionamento perdido em razão do pecado; para que tomemos postura em assumir a identidade de filhos e tenhamos prazer na Presença do PAPAI.

"Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte". (Jeremias 29: 12-14b).

SEGUNDA ETAPA: Laços com familiares

Enquanto muitos se dão super bem em casa, pois já investem na família costumeiramente, separando tempos de qualidade junto aos entes queridos, talvez, este seja o maior problema que a maioria das pessoas esteja enfrentando neste isolamento: PERMANECER EM CASA A MAIOR PARTE DO TEMPO, JUNTO A CÔNJUGES E FILHOS sem divergências, sem atritos, sem brigas, etc.

A Vontade de DEUS é que haja a sintonia, apesar das diferenças pessoais, e que prevaleça a harmonia no lar. O Senhor foi quem criou a família e, para que tudo vá bem nesse ambiente, necessário é atentar para os princípios dEle para esse fim. Cada qual deve assumir o papel que lhe cabe nesse contexto. É imprescindível que todos se esforcem para cumprir a função que deles é requerida.

Particularmente, não gosto daquele discurso de que "ah, eu estou lavando vasilhas, ou varrendo o terreiro, ou pondo o lixo para fora, ou aguando as plantas, ou organizando o quarto, bem como os brinquedos, etc", mas é com o intuito de ajudar a esse ou àquele. É claro que atitudes assim são salutares e muito bem-vindas, porém, penso que temos de ver além do óbvio, pois atitudes como essas citadas significam cumprir a parte que é de nossa responsabilidade cumprir; tem a ver com o cuidar uns dos outros e com o estreitamento dos laços em família. QUANDO NOS COMPORTAMOS, CONFORME OS EXEMPLOS ACIMA, ESTAMOS NA REALIDADE É CUMPRINDO A NOSSA MISSÃO - FAZENDO A NOSSA PARTE - E CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE FAMILIAR.

Na ajuda que damos aos nossos cônjuges, com afazeres domésticos, ou aos nossos filhos, nas atividades escolares, etc., estamos fazendo nada mais nada menos que honrar com o nosso compromisso, cumprindo o nosso papel, assumindo as nossas responsabilidades. TALVEZ, NESTE ISOLAMENTO, DEUS ESTEJA NOS DANDO A OPORTUNIDADE DE SERMOS PESSOAS MELHORES E DE VALORIZARMOS MAIS ÀQUELES COM QUEM CONVIVEMOS NO RECÔNDITO DOS NOSSOS LARES.

Não é nada fácil construir um lar, pois a constituição dele contém pessoas, não coisas. E entre pessoas há particularidades que tem de ser respeitadas. DAÍ, A NECESSIDADE DE CADA QUAL SE ESFORÇAR, DAR O MELHOR E ACATAR OS PRINCÍPIOS QUE REGEM AS FAMÍLIAS, A FIM DE QUE HAJA HARMONIA EM MEIO ÀS DIFERENÇAS.

TERCEIRA ETAPA: Laços com a Igreja / Corpo de CRISTO

Não é à toa que a Bíblia nos adverte: "pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus"?

Como servos e servas do Senhor, precisamos estar prontos para aplicar junto ao Corpo de CRISTO as experiências que vivemos em família. Acredito que os nossos lares sejam como laboratórios de DEUS, nos quais estamos sendo treinados diuturnamente, para que estejamos aptos a servi-lo a contento. SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA REPRODUZIR NA IGREJA AQUILO QUE VIVEMOS EM CASA, OU MELHOR NÃO?!

Ainda que nos vejamos como bem sucedidos em muitas coisas, se há junto aos nossos familiares algo que podemos fazer melhor, tenhamos a certeza de que, se agirmos melhor em casa, agiremos melhor, também, no ambiente ministerial. Primeiro fazemos O DEVER DE CASA, para que possamos, depois, obter um bom desempenho no ministério.

Talvez, não seja difícil de observar por aí quem assim pense: “Bem, eu vou focar no ministério e as coisas em casa eu vou deixar de qualquer jeito, e o meu cônjuge vai segurando a onda”. DESSE JEITO, ISSO NUNCA IRÁ ACABAR BEM!

Há muitas pessoas que se dedicam contumazmente ao ministério, dando primazia à obra do Senhor e se omitem na responsabilidade que têm na estrutura familiar, pensando estar agradando ao SENHOR DA OBRA.

A ineficácia de um membro do Corpo no cumprimento das responsabilidades e funções a ele inerentes, geralmente, trazem sobrecarga a outro membro que se esforça na busca de reequilibrar as coisas. O melhor é que cada qual faça o seu melhor, para o bem de todos.

Assisti a um vídeo com Mário Cortela, e apreciei bastante um comentário que ele fez sobre "o melhor e o possível". Ele declarou mais ou menos assim: "FAÇA O SEU MELHOR NAS CONDIÇÕES QUE VOCÊ TEM, E, QUANDO AS CONDIÇÕES MELHORAREM, VOCÊ PODERÁ FAZER MELHOR AINDA". Veja o link: https://youtu.be/dd1bsHYYqjg.

Gosto de pensar que o Senhor está restaurando a Igreja na essência, chamando-nos à responsabilidade, a fim de que identifiquemos - de fato - e assumamos a nossa identidade nEle.

O fim está próximo, e JESUS ESTÁ VOLTANDO! O mundo paralisou com essa PANDEMIA, mas DEUS NÃO FOI PEGO DE SURPRESA.

Ele está trabalhando, dando continuidade à obra dEle, restaurando a Igreja. A Igreja / Corpo não pode permanecer inerte! A Igreja é Corpo de CRISTO e tem de ser um organismo vivo! AFINAL, CRISTO É A CABEÇA DESTE CORPO E ELE ESTÁ VIVO E SE MOVE COM PODER.

Que o nosso estilo de vida esteja firmado nesses três pontos: DEUS, FAMÍLIA e IGREJA, e esteja o Amor a PERMEAR todos os nossos momentos.

O NOSSO DEUS NÃO ESTÁ MORTO!