A China, uma nação cuja política ruim ultrapassa fonteiras e afeta o mundo. ?

Apesar de uma das maiores nações do mundo, cujo PIB é um dos 5 maiores, em diversos âmbitos a China mostra comportamentos negativos e dada sua representatividade mundial, pode influenciar negativamente todo o globo. A china é referência para muitos e várias formas. Assim, é tida como como um país dos sonhos, moderno, rica, tecnológica, dinâmica, um grande nação. Mas, se vista melhor, em muita ela deixa a desejar, sobretudo, no campo das liberdades e Direitos Humanos.

Nesse sentido, apesar do lado favorável, a China persegue grupos religiosos, é contra a plena liberdade política e de opinião, monitora o uso da internet, impedindo que seus habitantes sejam livres para usá-las, sendo impedidos por exemplo de baixar o Youtube, Facebook e Twitter, além de estar sob acusações de praticar a tortura de forma indiscriminada . Além disso, apoia países que promovem substancialmente ações antidemocráticas e ditatórias, como Coreia do Norte, Venezuela e Sudão”. Esse panorama, que não se limita aí, se considerado em todo sua amplitude, revela um país que inviabiliza, em nível global, paz e bem-estar social efetivo, independente de suas vantagens tecnológicas e econômicas.

Essa dualidade de lados, portanto, pode contribuir, em algum grau, com a reprodução de seus traços negativos ao redor do mundo. Dado a dinâmica das relações internacionais, a China pode apoiar - muito mais do que já apoia - países ditatoriais e com condutas relacionadas e parecidas com condutas antissociais já manifestadas e ampliar progressivamente essa incidência.

Nesse sentido, dado a incidência global de sua influência, vale atenta-se para nivelar o reflexo do comportamento do governo chinês e se elementos que o caracterizamos são válidos. Perguntar-se, por exemplo, A China é um é mesmo uma ditadura? Há países apoiados massivamente pela China cuja população está sofrendo repressão de direitos? Paralelamente, surgem também questionamentos sobre a necessidade de a China mudar a fim de diminuir a reprodução direta ou indireta de atitudes reprováveis, pois estas acabam refletindo não apenas internamente, mas também em outras nações.

Por isso, convém que não se deixar que as características favoráveis da China ofusquem ou tornem como irrelevante as práticas de censuras e violadoras de Direitos Humanos, como se tais não existissem

Inegavelmente vive-se em um mundo de profunda globalização e multifacetária inserção internacional, isto é, facilmente o que um país faz “lá reflete aqui”. Paralelamente, tem-se uma demanda por desenvolvimento social, respeito aos direitos humanos….um mundo melhor em todos os sentidos. ONU, OMS e outro organismos priorizam tais objetivos...Sendo assim, de modo geral, sem esses ajustes na conduta chinesa a sociedade estará indo contra a toda essa dinâmica de defesa de Direitos e podendo haver, em frequência a massiva, consequências negativas diversas, como a ampliação de práticas de censura, ditatoriais e banimento de liberdades.

Brazilian Happy
Enviado por Brazilian Happy em 12/07/2020
Código do texto: T7004072
Classificação de conteúdo: seguro