Brasil: Adolescência politica

E por enquanto, aqui no #Brasil

continuamos em nossa adolescência política.

explico o que estou pensando:

Pense que no mundo existem várias **comunidades humanas**.

Enquanto comunidades humanas mais antigas carregam já cristalizadas em sua formação traumas de mortos por guerras, por fome, por pestes, traumas de bombas;

A comunidade brasileira, permanece jovial e imatura, sem vontade de encarar suas cicatrizes.

Poucas décadas atrás, (o que poderia talvez ser o final da nossa infância)

Fugíamos do assunto "política" como quando uma criança foge de guardar seus próprios brinquedos.

Era tamanha negligência com a responsabilidade política que, nessa infância, necessitávamos de lideranças mais paternalistas.

*Poucas pessoas* eram eleitas por ainda *menos pessoas* que desenvolviam uma *minoria *e naturalmente, excluíam o restante.

E assim seguimos décadas desacreditados como povo, carregando essas marcas.

O autoritarismo político crescia e, como ocorreu em muitas comunidades humanas, têm seu auge com um golpe militar.

Nessa época o **rigor** e **imposição** matava quem não se conformava com a forma imposta.

Até percebermos que a *'diversidade humana'* tem mais riquezas a nos acrescentar que a *'homogeneidade humana'*

e assim, decidimos coletivamente( em maioria) que esse autoritarismo não cabia mais como uma liderança aceitável.

Foi aí, quando - acredito eu - atingimos a *adolescência política*.

.

E como todo adolescente, Julgamos.

Sofremos de exageros passionais,

odiamos nós mesmos

e idolatramos outros,

apaixonamos cegamente,

odiamos cegamente.

Hormônios à flor da pele.

E com essa maturidade adolescente

surgem as fracas políticas:

que são inseguras, polarizadas, baseada em discursos vazios e facilmente manipuladas.

Vivemos hoje discussões onde apontamos o dedo uns sobre os outros com 'achismos'; Prevalecem as soberbas sobre o que é melhor para o outro sem qualquer percepção que não seja provinda de si mesmo.

Quero muito acreditar que a adolescência passará sem muitos mais traumas além dos quais já não damos conta de olhar e podermos, dentro do possível, ser uma civilização adulta incrível.

.

O que seria uma civilização adulta incrível?

Sabe aqueles adultos que quando se encontram sabem aprender a se corrigir, a se colocar? Argumentar e respeitar as diferenças? Trocar experiências de vida, aprender e ensinar com elas? Tem o que falar, saber quando falar e sabem também ouvir? Que têm compaixão, humildade e empatia?

Gente mesmo, de verdade, não "quase-gente". Gente discutindo o que é melhor para todos com potentes qualidades promissoras.

Diante do que vemos, tudo que me vêm é que ainda estamos maturando nosso politicar.

Espero não nos envergonhar muito dessa nossa adolescência politica Brasileira quando nos tornarmos adultos. ( ou talvez espero que possamos reconhecer nossas vergonhas com bastante humildade :) )

E que possamos aprender o melhor que cada comunidade humana tem a nos ensinar e ficar esperto em agir com mais responsabilidade para o Mundo.

E prosseguir em direção dessa comunidade humana em que amamos (MESMO) uns aos outros, sem medo nenhum de ser feliz.

FlávioDonasci
Enviado por FlávioDonasci em 13/07/2020
Código do texto: T7004738
Classificação de conteúdo: seguro