A (IR)RESPONSABILIDADE DOS NEGACIONISTAS

O vírus surgiu, os negacionistas disseram que não ia se espalhar.

O vírus se espalhou, os negacionistas disseram que não chegava ao Brasil.

O vírus chegou ao Brasil, os negacionistas disseram que não ia ser problema porque o vírus não "aguentava" calor.

O vírus "aguentou" o calor e causou o maior problema de saúde do Brasil, e os negacionistas disseram que só ia morrer velho.

O vírus matou velhos, crianças, jovens e adultos; os negacionistas alegaram que o impacto na economia ia ser pior que as consequências da doença.

A economia se adaptou e reconfigurou enquanto o vírus causava um colapso nos sistemas de saúde; e os negacionistas alegaram que era alarde da mídia.

Os números mostraram o Brasil como um dos países com mais casos e óbitos, mesmo sendo o país que menos faz testes; mas os negacionistas refutaram a sub-notificação e abraçaram o delírio de "números de casos inventados".

Os testes confirmaram o número de casos; mas os negacionistas diziam que bastava aderir aos tratamentos precoces.

Os tratamentos precoces não foram suficientes para segurar uma pandemia desta magnitude a nível populacional e epidêmico.

Aí os negacionistas começam a culpar a OMS, ministérios, secretarias de saúde, etc...

Mas a culpa, em maior parte, é de vocês NEGACIONISTAS!

De vocês que não aceitam que pandemias respiratórias não tem solução simples e pontual.

Que não aceitam que só medidas INTEGRADAS e SOMADAS salvarão vidas de modo significativo.

Que não aceitam que seus filhos não podem ir pra escola durante a pandemia.

Que não aceitam que têm de ficar em casa e evitar o máximo possível sair.

Que não aceitam abrir mão por um tempo de festinhas, baladas, barzinhos, praias, viagens, shoppings, etc.

Que não se não se dispõem a mudar um pouco a sua rotina para preservar a si mesmos e a quem está ao seu redor!

Que fingem estarem "preocupados" com a "economia" e o comércio, mas no fundo só pensam no próprio umbigo.

Que fingem estar preocupado com os desvios de verba (que devem ser investigados e punidos), quando no fundo estão é com fogo no rabo para ficar circulando irresponsavelmente por aí.

A culpa do vírus ter surgido pode não ter sido sua, mas a RESPONSABILIDADE por ele ter sido tão grave no nosso país é em grande parte de vocês, NEGACIONISTAS!

Rafael Trindade Maia - Professor Adjunto/UFCG