A importância do futebol na pandemia

A pandemia da COVID-19 deve nos levar a refletir do quanto o futebol é desimportante. Já diz um ditado que o futebol seria uma das coisas mais importantes dentre as menos importantes que existem. Este que escreve é um amante do futebol, mas chega à conclusão de que o futebol importante é o futebol das peladas, que reúne amigos em uma modalidade acessível e de muita interação. Já o futebol midiático, patrocinado e amplamente explorado pelas mídias, pouco contribui socialmente. De um lado um percentual pequeno que fatura, praticando ou explorando do esporte popular. Do outro, milhões de torcedores, que, salvo as emoções e as paixões dispensadas ao futebol, ficam à margem.

Na pandemia, o futebol midiático só pode fazer esperar. Não tem função social preventiva e nem educativa. Inclusive, num contexto em que as comoções vem de todos os lados, impressiona como a imensa maioria dos jogadores, vivendo em suas bolhas, não conseguem fazer manifestações politizadas ou sensíveis sobre. E os que fazem, apoiam o lado omisso das políticas públicas, fazendo parceria com com os representantes que fazem pouco caso das mortes decorrentes da COVID-19. Uma nítida extensão do "e daí?".

Paulophn
Enviado por Paulophn em 31/07/2020
Código do texto: T7022558
Classificação de conteúdo: seguro