LOGOS (Conhecimento) - SOPHOS (Sabedoria)

Logos é a inteligência integrante exclusivamente da racionalidade, que constrói o conhecimento racional, não podendo ser confundido com a inteligência espiritual, que constrói o conhecimento espiritual, o qual se escoa pela intuição, com a sua construção independente da vontade humana.

Filologia – estudo científico do desenvolvimento de uma língua ou de famílias de línguas, baseado em documentos escritos nessas línguas.

Theologia – conjunto de princípios de uma denominação teológica, baseado na visão racional sobre Deus.

Sofos – do grego sophos, significa sábio, hábil, instruído. Trata-se de um elemento de formação de palavras, que exprime a ideia de sábio, sabedoria.

Logosophia – busca ensinar através da razão, a obter a transformação pessoal pela evolução consciente do pensamento, libertando-se de influências sugestivas.

Filosophia – inclinação pela sabedoria, mantida pelo ser humano consciente da sua própria ignorância.

Teosophia – sabedoria divina. Teo – do grego Theos, literalmente Deus, e Sofia – do grego Sophia, literalmente, a que detém a sabedoria.

Devemos analisar com precaução o sentido dessas palavras, especialmente a associação entre elas, evitando sua deturpação.

Theos (elemento de composição grego) exprime a ideia de Deus. Philos (elemento de composição grego) exprime amizade, amor, inclinação, tendência. Logos (elemento de composição grego) dá origem a lógico = coerente, racional, conforme as regras da lógica. Sophia (grego) = ciência e sabedoria. Philosophia (grego) = estudo geral sobre a natureza de todas as coisas (inclinação ao saber). Theologia (grego) = ocupa-se do estudo racional de Deus e seus atributos. Theosophia (grego) = sabedoria divina.

Philosophia - não tem o Theo, mas tem a Sophia, porém na racionalidade, o que é apenas uma possibilidade. Theologia - tem o Theo, porém somente o racional, mas não tem a Sophia. Theosophia - tem o Theo Espiritual e tem a Sophia Divina. Filologia – não tem nem o Theo e nem a Sophia. Logosophia tem a incoerência em sua estrutura, o Logos e o Sophos são totalmente incompatíveis, pois a Razão e o Espírito, ou o conhecimento racional e a sabedoria, são como água e óleo, não se misturam, jamais.

Podemos então deduzir, que as terminações em “logia”, definem as palavras que se orientam pela lógica da razão, ou do conhecimento racional, e as terminações em “sofia” se orientam pela sabedoria, que se encontra no conhecimento de Deus, e que são de natureza espiritual, mas aqui somente se inclui a Theosophia, pois a Filosofia é apenas uma pretensão de obter a sabedoria, e quando o Filósofo alcança a sabedoria, por concessão, para a qual estava inclinado, ele passa a ser Teósofo.

A Theosophia é pura, imaculada, não permite quaisquer tipos de invasões, nem mesmo pelos astutos escribas, os mercadores da fé, pois a Theosophia não admite nenhum tipo de intermediário entre Deus e os homens, e somente os nascidos de novo são admitidos no seu interior, para serem alimentados com o pão da vida e a água viva, para que frutifiquem na videira de Cristo, repercutindo a Palavra, que poderá replicar a frutificação, mas somente onde o Senhor da vinha desejar, e o Seu Espírito executará a tarefa de multiplicar os renascidos no Espírito de Deus.

Definitivamente, as crianças espirituais já deveriam ter crescido, para compreender que a Virgem Imaculada saiu da boca do Altíssimo, e deu à Luz nos céus, e Ela é a Mãe do Amor Formoso, que foi sacrificado nos céus, para a nossa salvação.

Eclesiástico 24;1- A Sabedoria louvará a sua alma, e se honrará em Deus, e se gloriará no meio do seu povo. 2- E abrirá a sua boca nas assembleias do Altíssimo, e se gloriará à vista do poder do Senhor. 3- E será exaltada no meio do seu povo, e será admirada na plenitude dos santos. 4- E na multidão dos escolhidos terá louvor, e entre os benditos será bendita, dizendo: 5- Eu saí da boca do Altíssimo, a primogênita de todas as criaturas; 6- Eu fiz com que nascesse nos céus uma Luz que nunca falta, e como névoa cobri toda a terra; 24- Eu sou a Mãe do Amor Formoso, e do temor, e do conhecimento, e da santa esperança. 25- Em mim há toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. 26- Passai-vos a mim todos os que me cobiçais, enchei-vos dos meus frutos; 27- Porque o meu espírito é mais doce do que o mel, e a minha herança vence em doçura o mel e o favo.

Sabedoria 7;7- Por amor disto desejei eu a Sabedoria, e ela me foi dada; e invoquei o Senhor, e veio a mim o espírito da Sabedoria; 8- E a preferi aos reinos e aos tronos, e julguei que as riquezas nada valiam em sua comparação. 9- Nem pus em paralelo com ela as pedras preciosas; porque todo o ouro em sua comparação é um pouco de areia, e a prata será reputada como lodo à sua vista. 10- Eu a amei mais do que a saúde e do que a formosura, e me resolvi a tê-la por luz, porque a sua claridade é inextinguível. 26- Porque ela é o clarão da luz eterna, e o espelho sem mácula da majestade de Deus, e a imagem da sua bondade. 28- Porque Deus a ninguém ama senão ao que habita com a Sabedoria.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 10/08/2020
Código do texto: T7031690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.