Fogo

Qual sentimento pode ser comparado ao fogo? Muitos dirão que é o amor, mas talvez isso seja um equívoco. Não é só o amor que é uma chama, mas sim todos os sentimentos, sejam eles bons ou ruins.

Nenhum deles é fácil de se fazer, assim como o fogo é difícil de ser feito quando se está sozinho em uma floresta. Às vezes, o acaso age e percebe-se que ele surgiu de repente. É maravilhoso quando isso ocorre, porém, quando a chama se apaga e o sentimento vai embora, não se sabe fazer essa coisa mágica voltar a cintilar. A tristeza, a solidão e o medo do escuro podem te consumir ao sentir que nada daquilo poderá voltar a ser sentido, que tudo aquilo simplesmente foi apagado por uma chuva imprevisível.

Isso acontece até que se aprende a formar um pouco de fogo. Você já tem uma receita para fazer aquela chama se acender, nem sempre dá certo, mas é o suficiente para você. É claro, nenhuma se comparará aquela feita pela obra do destino que ainda te fascina quando você percebe que está em sua frente.

Talvez o problema surja quando você aprende a manter esse fogo aceso. O seu desejo é que o fogo fique cada vez mais intenso, mas esquece de que o seu suprimento de lenha é limitado. Com o passar do tempo, ela será reposta com uma menor intensidade a cada vez que você desejar ver o seu brilho novamente. Isso te entristece, afinal aquele fogo não é mais igual à antes. De qualquer jeito, você não desiste ainda. Tem esperanças de ver chamas altas que aquecerão o seu coração, mas isso nunca acontece. Ao contrário, ele se apaga lenta e cruelmente, te destruindo aos poucos.

De resto, sobram as cinzas. Lembranças de tempos bons ou ruins que um dia aconteceram. E, assim como o fogo tem o seu sentido para o céu, os sentimentos sempre têm o seu sentido para frente. Tudo aquilo que um dia te fez bem e mal te leva ao seu destino, ao seu futuro. Eles não se importam se esse vai ser um final feliz ou triste, calmo ou violento, os sentimentos só se importam em te dar uma luz. Esses faróis que eles criam em sua linha do tempo são o que decidirá o seu fim. Qual você decidir seguir durante mais tempo, será o que prevalecerá.

Porém você não pode simplesmente controlar quando deixar de ser triste e começar a ser feliz como acender e apagar a chama de um fogão. É preciso ter calma com essas fogueiras e esperar que elas se acendam ou se apaguem. Não tenha medo, afinal pode demorar, mas sempre uma fogueira se apagará e outra se acenderá.