O VOTO E A POSIÇÃO LIBERAL POLÍTICA DE C. H. SPURGEON

Obs: Citações abaixo foram extraídas do livro volume 4 (1878-1892), de SPURGEON’S AUTOBIOGRAPHY - DIÁRIOS, ESCRITOS E RECORDAÇÕES, nas páginas 129 a 132.

Durante as Eleições Gerais de 1880, um cavalheiro escreveu a Spurgeon para expressar seu profundo pesar que o Príncipe dos pregadores por descido de sua posição elevada como servo de Deus e pregador do evangelho eterno para a arena contaminada da política partidária.

o pastor C. H. Spurgeon respondeu a ele:

“Nightingale Lane,

Balham, Surrey,

22 de março de 1880.

Prezado Senhor,

Sua carta me diverte, “porque você é tão evidentemente um conservador (na visão do interlocutor, no entanto, spurgeon era mais tendente ao liberalismo) e tão entusiasta em suas convicções políticas que, apesar de seus escrúpulos religiosos, para mim, você interferi na política ao escrever sobre. Se houver algo contaminado na política, você certamente está sobrecarregado”. No entanto, caro senhor, agradeço a sua gentileza em desejar colocar esse ponto, estou certo, e posso assegurar-lhe que voto tão devotamente quanto oro, e sinto que é parte do meu amor a Deus e ao meu próximo tentar sozinho revelar o governo a quem sua carta me levaria a deixar de lado. Você está tão errado quanto pode estar errado em sua noção; mas como vc se abstém em votar, não tentarei convertê-lo, pois estou moralmente certo de que você votaria no candidato conservador. Nas coisas divinas, provavelmente somos um; e você deve se abster de votar como para o Senhor, e eu votarei como para o Senhor, e nós dois vamos agradecer a Ele.

Sinceramente,

C. H. SPURGEON.”

Spurgeon não era “conservador” (estes eram mais ligados às tradições) no sentido dos costumes... era mais inclinado à ideologia política Liberal no sentido mais progressista, em termos políticos, ou seja, defensor da liberdade política, do império da lei sobre todos, da liberdade religiosa, contrário a união entre igreja e Estado. Naquela época, ainda não havia a “esquerda marxista”. Esta ainda estava surgindo com Karl Marx, que ainda era vivo e escrevia sobre o comunismo.

Era admirador leal do Sr. Gladstone (foi um político liberal britânico, primeiro como deputado no Parlamento e depois ocupando vários cargos no governo; líder do Partido Liberal (1866/1875 e 1880/1894), foi Primeiro-ministro do Reino Unido por quatro vezes). Spurgeon não era um seguidor de nenhum político em particular, jamais seria um “petista” do lula-livre e nem um “bolsominion”.

Vejamos um protesto dele em resposta a uma carta de seu velho amigo de Cambridge, o Sr. J. S. Watts.

separei apenas trechos da carta...

“Nightingale Lane,

19 de junho de 1980.

Meu caro amigo,

Como você, eu procuro igualdade religiosa, mas gosto das coisas feitas legalmente, e não da maneira ocasionalmente despótica do Sr. Gladstone, - por Royal Warrant, ou por sua própria vontade (...) eu deveria não permitir que um mórmon seja juiz no tribunal de divórcio, nem um Quaker para ser Comissário de Juramentos, nem ateu para ser Capelão para a Câmara dos Comuns; e, pelo mesmo motivo, eu não teria um católico romano, jurado de lealdade ao Papa, para ser Vice-rei da colônia Índia. O próprio Sr. Gladstone disse isso ao escrever sobre o Vaticano; mas a maneira como ele come suas palavras, coloca uma nova forma no que disse, tão logo que ele está no poder, isso não aumenta minha estima por ele. (...) manter no cargo os derramadores de sangue, e colocar os papistas na frente, são coisas que nunca esperei de Sr. Gladstone; mas 'maldito seja o homem que confia no homem'. No entanto, sou um Gladstonita apesar de tudo isso (...)

Atenciosamente,

C. H. SPURGEON”.

Em relação a certa questão política, o Sr. Spurgeon não concordou com o Sr. Gladstone nas “Propostas de Home Rule”, (concedia autogoverno e autonomia nacional para toda a Irlanda dentro do Reino Unido da Grã-Bretanha, e spurgeon era contra essa autonomia, pois a Irlânda era um país dominado por Católicos Romanos) e fez muitas críticas ao governo, e muitos de seus admiradores mais fervorosos não concordava com as críticas de Spurgeon nesse assunto. Entre eles, o pastor T. W. Medhurst. Tal pastor fez críticas a Spurgeon em razão desse fato. Spurgeon enviou a seguinte resposta a ele.

"Querido amigo,

"Não achei que sua linguagem, conforme relatado, fosse desrespeitosa, nem cheguei a sonhar que seria cruel. Fale tão fortemente como sempre você gosta, pois eu não serei prejudicado. Você é tão livre quanto eu; e eu sou livre e pretendo ser. Se outros acham que esse Projeto de lei é sábio e boa, eu espero que eles façam o seu melhor para carregá-lo. Eu acredito que seja uma facada fatal em nosso país comum, e devo me opor a ele. Eu sou um tão bom liberal como qualquer homem livre, e minha admiração amorosa pelo Sr. Gladstone é a mesma de sempre, forte e profunda, mas este Projeto eu concebo como um erro muito sério. Eu alego não estar sob o domínio de nenhum homem ditador, e não o sou com ninguém. Não tenha medo de fazer qualquer crítica em meu nome. Ambos os lados devem ser ouvidos. Eu devo-te o amor, no entanto, mas ainda por ser franco,

Atenciosamente,

C. H. SPURGEON. ”

Spurgeon, em termos políticos, estava certo. O primeiro-ministro Gladstone sofreu derrota do projeto de lei e isso lhe causou perda temporariamente do poder político.

Marcos Paulo

The, 16/08/2020