Perdoando

Então, Pedro, aproximando-se, perguntou-lhe: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-22).

_____

Além da forma literal, o número SETE (e múltiplos), segundo os estudiosos da Bíblia, possui uma simbologia em torno dele: Completude do que está sendo mencionado; perfeição de DEUS; Plenitude da vontade de DEUS;

No texto postado, pode ser que o apóstolo Pedro estivesse convicto de que seria sete a quantidade perfeita de vezes necessária para se perdoar alguém [nada mais!]. O Senhor Jesus, entretanto, promove uma multiplicação ao número sete, a fim de demonstrar ao apóstolo que a matemática dele não estava correta, e que o exercício do perdão requer algo mais de cada um de nós. Temos de ir além...

Não é fácil, porém, o perdão encontra lugar em todas e quaisquer situações, independentemente da ação ou omissão ou, ainda, de quem seja a pessoa ofensora. A plena vontade divina é que o ato de perdão encontre plenitude em mim e em você.

Portanto, se temos dificuldade de liberar perdão em algumas situações, sejamos sinceros diante do Senhor quanto a isso (podemos falar diretamente a Ele sobre os nossos sentimentos), e peçamos a Ele que nos dê graça, a fim de que, nEle, possamos fazê-lo.