A bolha da positividade tóxica e do misticismo superior na era de pós-verdades

Atualmente temos um fenômeno chamado “positivismo tóxico”, propagado por pessoas geralmente adeptas a rituais místicos, pseudo-terapias alternativas, práticas anticientíficas que beiram ao charlatanismo e comportamento alienado e soberbo. Esse “movimento” tem ganhado força nesta época de pós-verdades, termo que denota a inclinação a moldar a opinião alheia por apelos emocionais e crenças, ao invés de argumentar com fatos objetivos. No mundo das pós-verdades, segundo o jornalista Hélio Gurovitz “a certeza predomina sobre os fatos, o visceral sobre o racional, o engenhosamente simples pelo honestamente complexo”. Neste contexto, a máxima do filósofo francês René Descartes, “Penso, logo existo”, é substituída pelo dogma “Acredito, logo estou certo”. Esta tendência, associada à difusão do misticismo e da “religião da positividade”, propagou-se especialmente em uma parcela e jovens e adultos de meia idade que sempre viveram numa bolha de conforto e privilégios, extremamente alienados e alheios ao meio e sociedade que vivem. É possível detectar características muito comuns nestas pessoas: narcisismo, egocentrismo, fragilidade emocional e psicológica e intolerância à fatos que desmitifiquem suas “crenças”. É muito comum estas pessoas apresentarem um discurso de que cada um é responsável pelo seu bem-estar e felicidade. Isto é realmente fácil e está alcance de qualquer um que se encontra em situação confortável. Contudo, o discurso destas pessoas vai por água ABAIXO no primeiro enfrentamento de problemas e frustrações. A partir do momento que algo os frustram, como crianças birrentas e mimadas (que é o que reflete o seu emocional) se vitimizam, fazem cenas e culpam pessoas e circunstâncias pelos problemas que são deles, porém não são EXCLUSIVOS deles. A maioria das pessoas tem problemas financeiros, familiares, de saúde, no trabalho e de várias naturezas. E enfrentam esses problemas constantemente sem descontar suas frustrações nos demais. Quando alguém da “bolha de positividade” enfrenta alguma frustração, por mais pequena que seja, como por exemplo uma opinião diferente, o mundo desaba! Ficam estressadinhos, dizem que outro tem “energia negativa”, e se colocam numa posição de superioridade ESPIRITUAL, DE CONSCIÊNCIA E DE ENERGIA. Pessoas da bolha devem ser evitadas, pois tendem a criar muito mais problemas do que solucioná-los. Fiquem alertas para este tipo de personalidade aparentemente positiva e feliz mas que no fundo são apenas pura fragilidade emotiva e alienação mental.