Ideias contraditórias

Parafraseando o filósofo americano Sam Harris, podemos dizer que não dá para o islamismo e o cristianismo estarem ambos certos, pois a base das crenças é contraditória. Do mesmo jeito, não podemos dizer que dá para uma pessoa ser algo e ao mesmo tempo outra coisa. Certos conceitos ou ideias são como água e azeite: não se misturam, pois não combinam. Uma pessoa jamais pode dizer que é ao mesmo tempo conservadora e aberta a novas ideias. E por que não? Quando alguém é conservador, já nos dá uma ideia de uma pessoa que se apega a crenças arraigadas, a ideias estabelecidas. Assim, ninguém pode ser ao mesmo tempo conservador e progressista. Seria o mesmo que um machista dizer que respeita as mulheres ou um racista dizer que os negros são iguais aos brancos.

Uma pessoa que diz que não há contradições em ser conservador e adepto a novas ideias mostra que não apenas não entende o que é ser conservador ou liberal como também não deve entender o que é contradição. Não há como um pai homofóbico ser tolerante com um filho homossexual. E sabemos bem o porquê. Uma pessoa homofóbica é intolerante com pessoas de orientação homossexual. Então, não haveria como ela ser tolerante para com um filho que fosse homo, bi ou trans. Isso é uma verdadeira contradição. Aliás, poderíamos chamar uma pessoa dessas de hipócrita. Ou você é tolerante ou não é.

Sabemos muito bem que pessoas de tendências conservadoras são pessoas que têm maior dificuldade de aceitar que os costumes e as sociedades mudam. Muitas dessas pessoas, por sinal, veem a lei Maria da Penha, leis antirracismo e contra homofobia como mimimi, frescura de pessoas melindrosas, por não entender que hoje mulheres, negros e homossexuais estão se organizando e lutando por seus direitos porque têm sido alvo de preconceito e perseguição há um longo tempo. Falam que as mulheres querem privilégios, que os negros estão melindrosos e que os homossexuais estão acabando com a família tradicional e querendo que todos sejam iguais a eles.

Ser adepto de novas ideias exige uma mentalidade aberta, pronta para o diálogo, para admitir que talvez os conceitos sociais não sejam corretos. Uma pessoa conservadora tende a não dialogar, a se agarrar aos valores em que foi criada sem questionar se são certos ou errados.