Ser Perfeito

Perfeição. O que essa palavra quer dizer para você? O que é ser perfeito? Você se considera alguém perfeito? O que é necessário fazer para ser perfeito? É possível alcançar a perfeição sem sofrimento, sem dor, sem lágrimas? Para ser perfeito preciso, então, chorar? E depois da perfeição? A perfeição existe?

Existe um ideal de perfeição em diferentes âmbitos da vida. Seja na religião, no trabalho, dentro de casa, na universidade, enfim, há diferentes contextos com diferentes exigências de perfeição de modo que somos levados a nos esquecer de que não somos computadores, nem robôs, mas que somos humanos cheios de pontos a melhorar todos os dias. Melhorar. Não se tornar perfeito.

E nessa busca incansável muitos caem em sofrimentos imensos. Não conseguem alcançar aquele ideal, pensam que jamais poderão ser aceitos por serem incapazes de atingir um objetivo desumano, sobrenatural, distante demais da nossa fragilidade. Somos seres cheios de emoções, de sentimentos, de variáveis, de instabilidades, de diferentes maneiras de responder a diferentes estímulos. E por isso não podemos nos tornar perfeitos, porque cada um será “perfeito” dentro da sua própria capacidade. Não adianta padronizar. Somos diversos por natureza.

No lugar da perfeição gosto de pensar no ideal de ser melhor. Melhor amanhã do que fui hoje. Melhor hoje do que fui ontem. Ontem eu errei, ofendi, magoei, tenho total capacidade de identificar quais atos me fizeram seguir esses caminhos, tenho toda a possibilidade de hoje não errar da mesma forma, e isso me faz melhorar. No entanto, posso cometer novos erros, posso me envolver em novas confusões, posso tomar outros caminhos questionáveis. Sou humano. Ao final do dia colherei os resultados de cada ação, amanhã, portanto, terei novas formas de funcionar, tudo para ser melhor.

Para ser melhor preciso me dispor a aprender, a ouvir, a aceitar o que as pessoas têm a me dizer. Para ser melhor devo aprender a me amar, a cuidar de mim mesmo, a filtrar o que posso acatar como bom e o que posso simplesmente ignorar já que não me trará nenhum crescimento. Para ser melhor preciso buscar enxergar no outro a mesma humanidade que existe em mim, preciso aprender a entrar no seu mundo sem, claro, esquecer-me de que possuo o meu próprio. Para ser melhor eu devo tornar a minha vida mais rica e permitir que o outro tenha condições de enriquecer a sua própria. Para ser melhor devo ter em mente que esses passos são difíceis, são construções diárias, e que não preciso chorar ou me punir quando não conseguir, não quero ser perfeito, quero ser melhor, e sempre poderei melhorar. Mesmo quando parecer que melhorei em todos os pontos da vida, que já não preciso aprender mais nada, que já entendi como a vida funciona, então preciso melhorar minha humildade e reconhecer que nenhum homem é dono de toda a razão. Mas, insisto, ser melhor é uma construção de todos os dias, um dia vou conseguir, em outros não, o importante é que eu aprenda com os erros, fortaleça-me com as quedas e aceite quando alguém estender a mão.

(Texto de @Amilton.Jnior)