COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE

A mediocridade transfere a responsabilidade, pois ela é incapaz de lidar com algo mais complexo do que os seus limitados e tacanhos interesses. Os discursos de um líder não podem estar totalmente desconectados com a verdade dos fatos e atribuindo ações a outros para encobrir o malfeito dos seus afins e o seu próprio malfeito. Se houver essa mancha em seus discursos perceber-se-á a indignidade às escâncaras. É tão escancarada essa indignidade, essa desonra, essa descompostura à vista de todos, que parece que a desfaçatez oblitera o pundonor, o sentimento da própria honra, esse totalmente aviltado. Se eximir de responsabilidade é o maior sinal de veleidade, de hesitação, de indecisão de um líder e isso não é outra coisa senão fraqueza. E essa fraqueza de um líder não é outra coisa senão indignidade. E a responsabilidade, quer ele aceite ou não, recairá sobre si, não obstante sua astúcia, espertezas ou artimanhas para se esquivar dela, para se afastar dissimuladamente.

A mediocridade não se coaduna com a responsabilidade.

Isso para todos os compromissos humanos, não somente na liderança, mas em toda e qualquer interação, que coadunam o fazer e o responsabilizar-se por esse fazer ou a sua omissão.

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 01/10/2020
Código do texto: T7076747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.