Um recado dos portadores de transtornos mentais

Sabemos muito bem que, para vocês, deve ser difícil conviver conosco, com nossos medos, manias e tantos outros problemas trazidos por nossos transtornos mentais. Mas queremos dar um recado: Setembro amarelo já passou, mas a luta contra as doenças mentais é todos os dias. Nós não pedimos para ter transtorno bipolar, depressão, esquizofrenia e tantas outras doenças que tornam nossas vidas insuportáveis. Sabemos que é terrível tentar nos entender, mas nós mesmos não nos entendemos, não sabemos o que se passa conosco, o que faz com que as ideias dancem de forma frenética em nossa mente.

Se somos insuportáveis, não é essa nossa vontade. Não queremos ser um estorvo na vida de ninguém. Odiamos a sensação de que a vida dos outros possa estar sendo insuportável por nossa causa, que somos um peso com nossas alucinações e com a desorganização em nossas cabeças. Queríamos que todo mundo nos entendesse, embora saibamos que nossos transtornos tornam difícil viver ao nosso lado. E nós também adoraríamos que vocês soubessem o tamanho da nossa solidão. Ela é nossa única companheira constante, principalmente quando nós nos damos conta de que podemos estar sendo um fardo. A gente queria que alguém nos alcançasse, tentasse nos entender de verdade, soubesse que não somos assim porque queremos.

Ninguém quer dar trabalho, causar aborrecimento na vida dos demais. Se, para alguém, é um inferno conviver com um depressivo ou bipolar, pense o que é para ele conviver com as dificuldades diárias ocasionadas por suas doenças, que alteram sua percepção da realidade. Para nós, é como se um muro nos separasse das pessoas, da vida e dos nossos sonhos.

Pedimos desculpas por causar tantos problemas, mas essa não é nossa vontade. Queríamos apenas que ninguém desistisse de nós, de nos ouvir, tentar nos compreender. Não queremos ser um fardo. Queremos somente amar e ser amados como qualquer ser humano.